Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cadela tem vocabulário de 1.022 palavras, segundo site

Cadela da raça border collie sabe o nome de 1.022 brinquedos


.
Uma cadela 'border collie', conhecida como o cachorro mais inteligente do mundo, aprendeu o nome de 1.022 brinquedos, mais do que qualquer animal. Ela também pode classificar os objetos de acordo com sua função e tamanho, algo que as crianças só aprendem quando têm cerca de três anos. As informações são do site News Scientist.
Chaser segue os passos do cão Rio, que foi treinado no Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária em Leipzig, Alemanha. De acordo com o estudo, Rico tinha um vocabulário de 200 palavras e podia identificar novos objetos em um grupo por um processo de eliminação.
Para descobrir se havia um limite para o número de palavras que um 'border collie' poderia aprender, os psicólogos Alliston Reid e John Pilley, da Fcauldade Wofford, na Carolina do Sul, iniciaram um programa de treinamento intensivo com a Chaser.
Durante três anos, eles ensinaram a collie os nomes de 1.022 brinquedos, fazendo com ela fosse buscar o brinquedo e em seguida repetiam o nome para reforçar a associação. Grupos de 20 brinquedos foram escolhidos aleatoriamente e colocados em uma sala separada, onde Chaser tinha que recuperá-los pelo nome.
Segundo Reid, a cadela completou 838 destes testes ao longo de três anos e nunca acertou menos de 18 em 20. Chaser também foi ensinada a classificar os objetos nomeados, completar tarefas, como tocar o brinquedo com o nariz ou pata, e como o Rico, ela podia inferir o nome de um novo objeto a partir de um conjunto de objetos familiares.
De acordo com Adám Miklósi, o fundador do Projeto Cão Família na Universidade Eötvös lórand, em Budapest, Hungria, este estudo mostra que este cão tem boas habilidades de compreensão, mas o lado de produção da comunicação está faltando.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4858098-EI238,00-Cadela+tem+vocabulario+de+palavras+segundo+site.html

1 comentários:

Break Point Brasil disse...

MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

Obrigado !

Postar um comentário