Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tempestade cria enorme filamento no Sol

Filamento (embaixo, à esq.) tem cerca de 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua


.
Uma tempestade solar, que começou no domingo, criou uma enorme massa de plasma que se estende por todo o resto da estrela.

Com uma extensão de aproximadamente 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua, o megafilamento cruzou a região sul do Sol, segundo um site que monitora tempestades solares e eventos celestes.

A agência espacial norte-americana Nasa divulgou nesta semana a imagem do filamento.

"A estrutura maciça é um alvo fácil para ser visto de telescópios amadores", lembra o site. Para isso, os observadores não podem olhar diretamente para o Sol ou pelo telescópio, já que o ato provoca pode prejudicar a visão --há necessidade de equipamento para filtros e óculos especiais.

Como outros fenômenos do gênero, o filamento não deve durar muito tempo. "Até agora, a estrutura maciça paira quieta acima da superfície solar, mas agora mostra sinais de instabilidade", comentou um repórter do site.


.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/842021-tempestade-cria-enorme-filamento-no-sol.shtml

0 comentários:

Postar um comentário