Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Achada no Chile a mina mais antiga das Américas: 12 mil anos

Um grupo de arqueólogos da Universidade do Chile anunciou a descoberta, no norte do país, de uma mina de óxido de ferro de 12 mil anos, considerada a mais antiga encontrada até o momento nas Américas.

Segundo o jornal El Mercurio, a mina fica perto da localidade de Taltal (1,1 mil km ao norte de Santiago) e, segundo os primeiros estudos, foi explorada por grupos da cultura Huentelauquén, que extraíam óxido de ferro - mineral usado como pigmento para tingir e presente nos rituais religiosos.

Segundo o responsável pela investigação, Diego Salazar, foram tiradas do local na época 2 mil t de pigmento, equivalentes a 700 m cúbicos de rocha, um dado considerado relevante pelos cientistas, porque demonstra que os seres humanos da pré-história tinham estrutura menos básica do que se considerava até agora.

A jazida, batizada San Ramón 15, foi descoberta em outubro de 2008, mas só agora pôde ser comprovada a idade real da mina, graças a exames realizados em laboratórios dos Estados Unidos e da Polônia.

Segundo as investigações, a mina foi trabalhada durante dois períodos: por volta de 10 mil a.C e em torno de 2 mil a.C, extraindo-se quantidade considerável de mineral, a julgar, também, pelas ferramentas que utilizavam, constituídas basicamente de martelos de pedra e conchas.

Antes desta descoberta, a mina mais antiga das Américas estava localizada nos Estados Unidos, datando do ano de 2,5 mil a.C. Na África do Sul foi encontrada uma jazida de 40 mil anos de idade.


.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4828685-EI238,00-Achada+no+Chile+a+mina+mais+antiga+das+Americas+mil+anos.html

0 comentários:

Postar um comentário