Aos 79 anos, o humorista registrou em seu blog a perplexidade diante da velhice, da morte e da existência de Deus
.
"Sendo assim, meus amigos, eu deixo à disposição de todos a minha parte de Deus, porque se Ele tem e é tantos 'onis' e o mundo está como está, eu prefiro ficar sozinho”
.
O humorista Chico Anysio está internado desde a quarta-feira (10) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele deu entrada na casa de saúde com hemorragia digestiva, possivelmente provocada pelo rompimento de um pólipo no intestino grosso. E passa por exames para saber se vai precisar ser operado.
Aos 79 anos, o criador de uma das mais extensas galerias de personagens cômicos do teatro, do rádio e da TV no Brasil andou, recentemente, às voltas com um tema sério: a existência de Deus. No dia seguinte à morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães (21 de julho), Chico postou em seu blog um desabafo intitulado Deus? Que Deus?, no qual perguntava: “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos, à espera de começar seu caminho na vida e deixa vivo e solto o animal que o atropelou, o débil mental que faz de um túnel uma pista de corrida e simplesmente arranca da vida um ser bonito, jovem, ansioso por começar a viver, filho de uma mãe maravilhosa, como colega, como amiga e como pessoa?
Em seguida, entabula outras perplexidades. Diz que, se Deus é onisciente, sabia que Rafael teria que morrer naquele dia, naquela hora e daquele modo. E conclui: “Sendo assim, meus amigos, eu deixo à disposição de todos a minha parte de Deus, porque se Ele tem e é tantos “onis” e o mundo está como está, eu prefiro ficar sozinho.”
Chico recebeu uma enxurrada de comentários. Foram mais de cem, no blog do qual chegou a se despedir em maio, alegando que ia viver “apenas com seu amado enfisema”. A maioria, de pessoas dispostas a convencê-lo da bondade divina, e da importância de reencontrar o caminho da fé. Outras tantas, porém, partiram para o ataque. E o humorista postou, no dia 2 de agosto, a resposta que chamou de Bandeira branca, que discorre sobre a velhice e a morte. “Ser velho é doença? É defeito? É imoral? É pecado? Ou será que ser velho é estar apenas vivendo o quarto final da vida?” pergunta. A uma moça que acena com a salvação divina, responde: “Mas me salvar de quê? De ter dedicado 64 anos da minha vida à diversão de pessoas como... como você, por exemplo?”
No final, Chico Anysio se despede, prometendo não mais voltar ao assunto Deus. “Vão com Deus, mas se eu não lhes fizer companhia nesta viagem, não tomem isto como uma ofensa a Deus. É apenas um ponto de vista, e Deus disse que o homem tem o direito ao livre arbítrio. Bandeira Branca, amores, e que Deus esteja conosco.”
Chico tem um especial de fim de ano previsto na TV Globo. Seu quadro é estável, mas ainda não há previsão de alta.
.
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/chico-anysio-e-internado-no-rio-de-janeiro
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário