Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Após perder domínio, WikiLeaks se muda para a Suíça

Após perder de seu domínio original, a fundação WikiLeaks comunicou nesta sexta-feira a mudança para um provedor na Suíça. O endereço antigo, o wikileaks.org, não está mais ativo pelo menos desde o início da madrugada desta sexta-feira. O novo endereço para acessar o conteúdo da fundação, agora hospedada no espaço suíço, é o wikileaks.ch.
O término do wikileaks.org foi anunciado pela empresa americana que fornecia o DNS (domain name system) anterior, a EveryDNS. Ela justificou o fim do domínio devido aos ataques realizados contra o site da WikiLeaks, os quais estariam pondo em risco a segurança das outras cerca de 500 mil páginas mantidas por ela.
Ontem mesmo, o WikiLeaks já havia perdido o provedor da Amazon. O AWS (Amazon Web Services), de modo similar ao EveryDNS, argumentou que o WikiLeaks vinha descumprindo termos do contrato, argumentando que a organização postava documentos que poderiam causar danos a terceiros.
Nos últimos dias, o WikiLeaks, uma organização especializada no vazamento de informações sigilosas, voltou ao centro das atenções mundiais com a liberação de mais de 250 mil documentos secretos da diplomacia estadunidense. A repercussão da divulgação dos telegramas e relatórios divide-se entre elogios, críticas e dúvidas, enquanto provoca um embaraço no xadrez das relações internacionais.
Vazamentos anteriores
Antes das correspondências diplomáticas norte-americanas, o WikiLeaks já havia vazado relatórios secretos sobre as campanhas dos EUA no Afeganistão e no Iraque, nos quais indicam-se com mais clareza dados referentes a óbitos e a estratégias de combate em ambas as guerras.
No momento, Julian Assange, um dos fundadores da organização, tem contra si um mandato de detenção da Interpol, emitido pela Suécia, onde é acusado de 'crime sexual'. A defesa do ativista argumenta tratar-se de uma campanha difamatória para impedir a distribuição de novas 'bombas diplomáticas' na rede.
Assange e sua organização foram duramente criticados pelos três vazamentos realizados até agora, mas ele promete que há mais por vir. Não se sabe ao certo o seu paradeiro atual.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4824843-EI8142,00-Apos+perder+dominio+WikiLeaks+se+muda+para+a+Suica.html

0 comentários:

Postar um comentário