Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Assange é libertado sob fiança e diz que justiça "não morreu"

Julian Assange concedeu uma entrevista à imprensa logo após a libertação em um tribunal de Londres


.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado sob fiança nesta quinta-feira, poucas horas depois de um tribunal de Londres rejeitar o recurso apresentado pelos advogados que defendem os interesses da Suécia, declarou o porta-voz do site.
Assim que deixou o tribunal, Assange fez um peqeuno pronunciamento em que afirmou que "se nem sempre se alcança a justiça, ao menos ela ainda não está morta". "É fantástico respirar o ar fresco de Londres outra vez", declarou o australiano de 39 anos.
Durante entrevista coletiva após ser solto, concedida a dezenas de jornalistas aglomerados em frente ao prédio da justiça, Assange prometeu continuar o seu trabalho e voltou a alegar inocência. Ele agradeceu a "todas as pessoas no mundo que acreditavam" nele, a seus advogados e ao sistema judicial britânico.
Assange refletiu sobre as condições em que viveu enquanto esteve preso, em regime de isolamento, e convidou as pessoas a ajudarem quem enfrenta condições mais duras nas prisões.
Depois da libertação, Julian Assange terá que viver em uma mansão rural georgiana enquanto permanecer em liberdade condicional.
O vazamento WikiLeaks
No dia 28 de novembro, a organização WikiLeaks divulgou mais de 250 mil documentos secretos enviados de embaixadas americanas ao redor do mundo a Washington. A maior parte dos dados trata de assuntos diplomáticos - o que provocou a reação de diversos países e causou constrangimento ao governo dos Estados Unidos. Alguns documentos externam a posição dos EUA sobre líderes mundiais.
Em outros relatórios, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pede que os representantes atuem como espiões. Durante o ano, o WikiLeaks já havia divulgado outros documentos polêmicos sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque, mas os dados sobre a diplomacia americana provocaram um escândalo maior. O fundador da organização, o australiano Julian Assange, foi preso no dia 7 de dezembro, em Londres, sob acusação emitida pela Suécia de crimes sexuais.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4847759-EI8142,00-Fundador+do+WikiLeaks+e+libertado+sob+fianca.html

0 comentários:

Postar um comentário