Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Imprensa da Austrália defende Assange e critica premiê

Julian Assange ganhou apoio da imprensa em seu país


.
A imprensa da Austrália expressou nesta terça-feira apoio a seu compatriota e fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, e não poupou críticas à primeira-ministra do país, Julia Gillard, por considerar ilegal o conteúdo do portal.
Diretores, editores e redatores-chefes de diários e emissoras de rádio e televisão do país escreveram uma carta aberta a Gillard, na qual assinalam que se oporão a qualquer iniciativa para levar à Justiça os responsáveis pelo vazamento dos documentos confidenciais.
Os profissionais da imprensa australiana asseguram na carta que o WikiLeaks pertence ao seu setor e disseram que o assédio a Assange é "preocupante". Segundo eles, não há provas de que a divulgação dos telegramas diplomáticos tenha posto em perigo a segurança nacional ou algum indivíduo, nem que o fundador do portal tenha violado alguma lei na Austrália.
"Resistiremos a qualquer tentativa para ilegalizar a publicação destes ou de documentos similares. Uma ação assim teria impacto não só sobre o WikiLeaks, mas sobre qualquer meio no mundo que queira informar o público sobre as decisões que são tomadas em seu nome", acrescentam na carta.
"O WikiLeaks cometeu erros, mas ofereceu aos cidadãos uma oportunidade para conhecer a postura de Washington sobre alguns dos assuntos de política externa mais complexos da nossa era. É responsabilidade da imprensa divulgar esta informação se cair em nossas mãos", ressalta o texto.
"Perseguir de maneira agressiva o fechamento do WikiLeaks, ameaçar processar aqueles que publicam este tipo de documentos e coagir as empresas que trabalham com eles é uma séria ameaça à democracia", lembraram os profissionais da imprensa a Gillard.
Os documentos que vazaram atingiram a Austrália, já que revelaram relatórios de diplomatas americanos que colocaram em dúvida a capacidade para governar do atual ministro de Relações Exteriores do país, Kevin Rudd.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4842434-EI294,00-Imprensa+da+Australia+defende+Assange+e+critica+premie.html

0 comentários:

Postar um comentário