Pesquisadores do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, em Leipzig, na Alemanha, descobriram qual enzima é responsável pela depressão pós-parto, o que pode ajudar no tratamento da doença.
Mais de 70% das mulheres sofrem de melancolia após darem à luz. A maioria se recupera em até uma semana, mas 13% das mães evoluem para a depressão pós-parto, quando sintomas como alterações do humor, ansiedade, falta de apetite e irritabilidade persistem por alguns meses. Alguns casos são muito graves!
Já era sabido que os níveis de estrógeno (um dos principais hormônios femininos) caíam muito após o nascimento do bebê. O que os pesquisadores mostraram é que os níveis da enzima monoaminoxidase A (MAO-A) aumentam na mesma proporção da queda do estrógeno. A MAO-A é responsável pela degradação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar: serotonina, dopamina e noradrenalina. Entre as mulheres que estavam no pós-parto, ela foi encontrada em níveis 43% mais elevados do que entre mulheres que haviam tido filhos há muito tempo ou que não tinham filhos.
Medicamentos que inibem a ação da MAO-A podem fazer com que os níveis de neurotransmissores ligados ao bem-estar voltem ao normal, sendo uma opção para o tratamento da depressão pós-parto. Essa classe de antidepressivos (inibidores da MAO ou IMAO) já existe e é utilizado para outros fins há muitas décadas. O problema é a passagem do remédio para o bebê durante a amamentação. Mais estudos são necessários!
.
http://drjairobouer.blog.uol.com.br/
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário