Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estudo indica que cães imitam movimentos dos donos

Cientistas investigaram a habilidade de imitação dos cães com uma série de experimentos com testes simples de abertura de portas


.
Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, sugere que os cães "imitam automaticamente" os movimentos de seus donos. Esta imitação automática seria uma parte crucial do aprendizado social a respeito de humanos, diz a pesquisa, que também revela pistas sobre como este tipo de aprendizado evoluiu.
Os cientistas austríacos afirmam que o fenômeno - no qual a visão do movimento de outro corpo faz com que o observador se movimente da mesma forma - é evidente em muitos outros animais. O estudo, liderado pela cientista Friederike Range, também sugere que a forma com que as pessoas interagem e brincam com seus cães enquanto eles crescem modela a habilidade do animal para a imitação.
"Não é algo espontâneo. Os cães precisaram de muito treinamento para aprender isto", disse Range.
Abrindo portas
Range e seus colegas investigaram a habilidade de imitação dos cães com uma série de experimentos com testes simples de abertura de portas.
Os pesquisadores austríacos construíram uma caixa com uma porta na frente, que poderia ser aberta com um puxador.
Os donos dos cães então demonstraram como abrir a porta aos animais, usando a mão ou a boca.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4590830-EI8147,00-Estudo+indica+que+caes+imitam+movimentos+dos+donos.html

1 comentários:

Frost of Inferno disse...

hehe
muito interessante.
Vi certa vez uma pesquisa em que usaram 30 cães com seus respectivos donos. Os donos deveriam bocejar e 28 desses cães bocejaram logo em seguida após seus donos.
Isso mostra a empatia que outras espécies animais também tem, não somos tão diferentes.
abraços

Postar um comentário