Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ex-repúblicas soviéticas são únicas regiões onde aids aumenta

As ex-repúblicas soviéticas da Europa Oriental e Ásia Central constituem as únicas regiões do mundo onde as taxas de infecção da aids seguem crescendo, advertiu neste domingo um documento oficial da conferência Aids 2010 em Viena.
Em 2008 havia 1,5 milhão de pessoas entre a Ucrânia e o Cazaquistão que estavam infectadas, o que constitui uma alta de 66% com relação a 2001.
Nesses países, a epidemia está concentrada em pessoas que se injetam drogas, prostitutas e pessoas com as quais mantêm relações sexuais, com um aumento significativo entre as mulheres.
O estudo ressalta que a Rússia e a Ucrânia vivem epidemias de especial dureza, cujo número total de doentes constitui 90% dos doentes de aids na região.
A situação calamitosa da aids e sua rápida propagação nesses países é precisamente um dos enfoques da conferência internacional de seis dias que começou em Viena.
Também denunciam que as pessoas que usam drogas sofrem discriminação global, mas que tanto a escala como o grau de estigmatização são excepcionalmente estendidos na ex-União Soviética.
Além disso, aos drogados frequentemente são negados os serviços que outros cidadãos têm, da saúde até o atendimento legal, apesar dos direitos constitucionais vigentes nesses países.
Apesar do aumento do número de pessoas que receberam tratamento contra o HIV nos últimos anos, o acesso aos remédios anti-retrovirais continua sendo relativamente baixo nesses países.
O estudo precisa que em 2007 se estimava que apenas na Rússia, dos 940 mil infectados com o HIV, 416 mil pessoas figuravam como doentes, sendo os custos o principal obstáculo para receber tratamento.
Ao menos 1,1% dos russos adultos está infectado com a aids, enquanto na vizinha Ucrânia esse número passa para 1,6%. Em outros países da região os números de doentes de HIV são igualmente preocupantes: 13 mil em Belarus, 12 mil no Cazaquistão e 16 mil no Uzbequistão.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4572612-EI238,00-Exrepublicas+sovieticas+sao+unicas+regioes+onde+aids+aumenta.html

0 comentários:

Postar um comentário