Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Hubble registra "cauda de cometa" em exoplaneta gigante

Na imagem, uma concepção artística do exoplaneta HD 209458b



.
.
A Agência Espacial America, Nasa, através do Telescópio Espacial Hubble, confirmou a existência de uma espécie de cauda, típica dos cometas em um exoplaneta extremamente quente que poderia ser chamado de "planeta-cometa". Chamado HD 209458b, o planeta está orbitando sua estrela a uma distância tão pequena que o calor está fazendo sua atmosfera ferver e escapar para o espaço. Os gases que escapam formam a cauda. As informações são da Nasa.
Localizado a 153 anos-luz da Terra, o planeta pesa um pouco menos do que Júpiter, mas orbita sua estrela a uma distância 100 vezes menor. O exoplaneta, que está sendo literalmente cozido, gira ao redor de sua estrela em apenas 3,5 dias - para comparação, o planeta mais rápido do nosso Sistema Solar, Mercúrio, orbita o Sol em 88 dias.
"Desde 2003 os cientistas vêm teorizando que a massa perdida está sendo empurrada para trás, formando uma cauda, e eles até mesmo calcularam a aparência provável do planeta-cometa," diz o astrônomo da Universidade do Colorado em Boulder, Jeffrey Linsky.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4569702-EI301,00-Hubble+registra+cauda+de+cometa+em+exoplaneta+gigante.html

0 comentários:

Postar um comentário