O sedã Chevrolet Volt (acima) teve seu preço definido em US$ 41 mil dólares e deve ganhar as ruas até o final deste ano, nos Estados Unidos. Com este preço, será o mais caro dos atuais modelos com propulsão alternativa à venda por lá, mas contará com bônus do governo.
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O anúncio foi feito na segunda-feira (26), mas o complemento prático só saiu nesta terça-feira (27) com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou uma medida provisória (MP) isentando do pagamento de tributos os projetos de inovação tecnológica que contam com recursos públicos. A medida, que faz o governo abrir mão de quase R$ 254 milhões em impostos ainda este ano, não é específica para o setor automotivo, mas espera-se que ela ajude a destravar o desenvolvimento de veículos elétricos no país. A definição de medidas específicas para o nicho, no entanto, foram novamente adiadas.
De acordo com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, parte da MP de incentivo à inovação tecnológica prevê a eliminação gradual do imposto de importação de peças automotivas ligadas ao desenvolvimento e fabricação de novos projetos, atualmente em 40%. Em agosto, a alíquota cai para 30%, chegando a zero até maio de 2011. A medida terá vigor a partir desta quarta-feira, com a publicação da MP no Diário Oficial e pode dar ajudar, por exemplo, a reduzir os custos de fabricação de baterias e componentes de veículos elétricos.
Na segunda-feira, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Rezende já havia anunciado a abertura de editais no valor de R$ 500 milhões para financiar pesquisas dentro de empresas, com parte do montante podendo ser destinado a projetos de carros elétricos ou a qualquer outro que represente uma inovação, termo bastante amplo
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http://carros.uol.com.br/ultnot/2010/07/27/lula-define-beneficio-mas-adia-projeto-nacional-do-carro-eletrico.jhtm
quarta-feira, 28 de julho de 2010
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