Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 18 de julho de 2010

Cientistas criam e transplantam pulmão artificial em roedor

Estrutura básica do pulmão artificial, sem células originais e ainda sem receber as novas células que o fazem 'respirar'


.
Pacientes com problemas respiratórios podem dar os primeiros suspiros de alívio. Cientistas nos EUA criaram um pulmão artificial que "respira". Mais importante ainda, ele foi transplantado com sucesso para ratos.

O feito, descrito na revista científica "Nature Medicine", abre caminho para a geração de pulmões humanos transplantáveis no futuro.
Harald Ott e sua equipe, da Escola Médica de Harvard, estenderam para o pulmão um método utilizado anteriormente na criação de coração e fígado artificiais.

Primeiro, um pulmão de rato morto foi usado para estabelecer a estrutura física do órgão, uma espécie de "esqueleto". Os cientistas removeram células pulmonares com um detergente, deixando apenas a rede de canais de ventilação e vasos.

Em seguida, a equipe adicionou à estrutura células epiteliais (que revestem órgãos) e endoteliais (que revestem vasos). As células, oriundas do pulmão de fetos, povoaram totalmente o pulmão após cinco dias.

Para averiguar se o órgão conseguiria executar sua função essencial -troca de gases entre sangue e ar-, os pesquisadores injetaram células vermelhas no pulmão e o ventilaram com oxigênio.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/766675-cientistas-criam-e-transplantam-pulmao-artificial-em-roedor.shtml

1 comentários:

O Mundo é um Palco! disse...

È sem sombra de duvidas uma grande conquista.Mas se você olhar de outro angulo,eles mataram quantas centenas de ratos para isso?
Tudo tem um preço!

Postar um comentário