Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cientistas: LHC já deu ótimos resultados, mas ainda é cedo

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é o mais poderoso acelerador de partículas já construído


.
O mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), é o astro da 35ª Conferência Internacional sobre Física de Altas Energias (ICHEP), que reúne, em Paris, até a próxima quarta-feira, cerca de mil físicos.
A conferência deste ano é muito importante, "já que serão expostos os primeiros resultados obtidos com o LHC no CERN, em Genebra", destaca o comunicado do Palácio do Eliseu, em alusão ao Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, sediado em Genebra, Suíça.
O comunicado do Eliseu anunciou, ainda, um discurso do presidente francês, Nicolas Sarkozy, esta segunda-feira, aos especialistas em física de partículas. "O LHC começou faz muito pouco tempo: não se pode esperar resultados espetaculares ao nível de um prêmio Nobel, mas a qualidade de dados é considerável", disse Guy Wormser, presidente do comitê local de organização da ICHEP.
Aproximadamente 20% das exposições científicas previstas estarão relacionadas com o LHC, com o qual se conseguiram, em 30 de março, no CERN, as primeiras colisões de prótons com a energia necessária para que tenha caráter científico.
O "grau de preparação dos experimentos, as precisões já obtidas" são "extraordinários", disse Wormser, ao fazer uma primeira avaliação da conferência inaugurada na quinta-feira no Palácio de Congressos de Paris.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4585164-EI8147,00-Cientistas+LHC+ja+deu+otimos+resultados+mas+ainda+e+cedo.html

0 comentários:

Postar um comentário