A sonda Rosetta ficará a cerca de 3.200 km da superfície do Lutetia; veja infográfico
.
A sonda europeia Rosetta prepara-se para encontrar, no sábado, o asteroide Lutetia, que está entre as órbitas de Marte e Júpiter. O voo pode render informações esclarecedoras sobre a formação dos planetas do Sistema Solar.
Rosetta, lançada em 2004 para se encontrar com um cometa em 2014, já havia feito em 2008 a primeira incursão no principal Cinturão de Asteroides, que reúne milhares de rochas de formas e tamanhos diferentes.
No sábado, por volta das 12h45 no horário de Brasília, a sonda vai se aproximar do Lutetia e tirar fotos dele por duas horas; o asteroide é um corpo maciço de mais de 100 quilômetros de diâmetro, precisou Gerhard Schwehm, diretor da missão da Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês).
"É uma grande chance poder observar o corpo primitivo que constitui o asteroide", comemora, já que se trata de uma testemunha do passado do Sistema Solar.
Rosetta ficará a cerca de 3.200 km da superfície do Lutetia para tê-lo integralmente em seu campo de visão. Em 2008, a sonda conseguiu ficar a 800 km de um asteroide menor, o Steins, de 6 km de comprimento.
.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2010/07/09/sonda-rosetta-encontra-se-sabado-com-o-asteroide-lutetia.jhtm
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário