Nitrogênio cintila em azul ao ser banhado com luz ultravioleta em experimento. Divulgação
Uma equipe da Universidade do Arizona afirma ter obtido a primeira prova experimental mostrando como nitrogênio atmosférico pode ser incorporado em macromoléculas orgânicas. A descoberta indica os tipos de moléculas orgânicas complexas que poderiam ser encontradas em Titã, uma lua de Saturno que, acreditam cientistas, pode ser um modelo para a química pré-biótica da Terra.
Cientistas identificam molécula orgânica complexa no espaço
A Terra e Titã são os únicos corpos rochosos do Sistema Solar dotados de atmosferas densas e onde predomina o nitrogênio, disse o bioquímico Hiroshi Imanaka, que tomou parte no estudo. A forma como nitrogênio foi incorporado às moléculas orgânicas em ambientes como a Terra primitiva ainda é um mistério, afirma ele.
"Titã é muito interessante porque sua atmosfera dominada por nitrogênio e sua química orgânica podem nos dar uma pista para a origem da vida na Terra", disse Imanaka. "Nitrogênio é essencial para a vida".
No entanto, não é qualquer tipo de nitrogênio que serve. O nitrogênio molecular, altamente estável, precisa ser convertido em uma forma mais quimicamente ativa para formar a base dos sistemas biológicos.
.
0 comentários:
Postar um comentário