Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Anglicanos abrem as portas para o bispado feminino


.
O Sínodo Geral da Igreja Anglicana votou a favor de igualar o status de bispos homens e mulheres, um passo a mais até a consagração episcopal feminina. A decisão poderia ocasionar um cisma, segundo observadores, e a deserção de parte do setor conservador em direção ao catolicismo.

Depois de dois dias de debates em York, no norte da Inglaterra, e apesar da oposição dos tradicionalistas, a assembleia nacional dos bispos anglicanos votou a favor de igualar a homens e mulheres nas possibilidades de aceder ao bispado, questão que se arrasta há mais de três décadas. A norma será submetida agora aos sínodos diocesanos ingleses antes que volte ao Sínodo Geral, em 2012.

Em seguida, terá de ser aprovada no Parlamento britânico. A Câmara dos Comuns tem que dar a aprovação, mas não pode introduzir emendas já que, desde 1919, a Igreja Anglicana tem competência legislativa sobre seus assuntos internos.

Depois da sanção por parte da rainha britânica, que é a Governadora Suprema da Igreja Anglicana, a primeira “bispa” poderia ser consagrada em 2014.

Os anglicanos, que contam com 77 milhões de fieis em todo o mundo, enfrentam agora o sério risco de perder seus setores mais conservadores, parte dos quais poderia terminar convertendo-se ao catolicismo.
.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/anglicanos-abrem-as-portas-para-o-bispado-feminino?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

1 comentários:

Felipe disse...

vontade de fazer o mesmo !! suahsuhaus

Postar um comentário