Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ex-soldada que expôs fotos diz que não deve perdão a palestinos

Eden Abergil aparece em seu álbum no Facebook ao lado de palestinos vendados e com as mãos amarradas


.
A ex-soldada Eden Abragil, 21 anos, que gerou polêmica ao postar fotos suas no Facebook, posando ao lado de prisioneiros palestinos, negou-se a pedir desculpas pela publicação das imagens em entrevista ao Terra. "Quero pedir perdão a quem se incomodou com as imagens, mas não tenho nenhuma razão para me desculpar aos palestinos", disse ela. "Não fiz nada contra eles", concluiu.
A ex-recruta, que deixou o serviço militar obrigatório há um ano e vive atualmente em Ashdod, cidade na costa sul de Israel, foi criticada esta semana por autoridades israelenses e palestinas por postar fotos ao lado de presos palestinos vendados e amarrados em local não identificado da Cisjordânia ocupada. As imagens saíram no seu álbum intitulado "Exército - a melhor época de minha vida".
Ela diz que embora não veja nada de errado nas imagens, "se fosse hoje não colocaria no Facebook". Mas afirma que sim, teria tirado as fotos novamente. "Não humilhei ninguém, inclusive dei comida e bebida a eles (palestinos)", afirmou. "Estávamos em ronda, vimos os palestinos, e quisemos registrar, porque estávamos vendo pessoas de Gaza. Não tive nenhuma intenção de parecer violenta ou de humilhá-los", disse. Para Abragil, as fotos apenas registram "a experiência do serviço militar".
Esta semana, as fotografias foram reveladas por um blog israelense e ganharam a rede e a imprensa rapidamente. Jornais e canais de televisão do mundo inteiro mostraram os retratos da garota. Um blog estrangeiro chegou a dizer que o caso lembrava as fotos de Abu Ghraib. A comparação foi repetida por alguns veículos de imprensa.
Além das imagens, que já foram retiradas do Facebook por Eden, os comentários feitos por ela e por amigas provocaram críticas e renderam, inclusive, ameaças de morte. Em uma troca de mensagens, uma amiga escreve que "você (Eden) está muito sexy assim", e que um dos palestinos - na foto em que aparece sozinho ao lado dela - "está certamente excitado". Em resposta, ela escreve que deveria "etiquetar" o sujeito, indagando-se sobre a presença dele na rede social.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4628761-EI308,00-Exsoldada+que+expos+fotos+diz+que+nao+deve+perdao+a+palestinos.html

0 comentários:

Postar um comentário