Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 29 de agosto de 2010

As maiores estrelas do Universo

VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela vermelha hipergigante localizada na constelação Canis Major. Com um tamanho de 2.600 raios solares, é a maior estrela conhecida e também uma das mais luminosas conhecidas. Ele está localizado a cerca de 1,5 kiloparsecs (4,6 × 1016 km) ou aproximadamente 4.900 anos-luz da Terra. Diferentemente da maioria dos astros, que ocorrem em ambos os sistemas estelares binários ou múltiplos, VY CMa é uma única estrela. É classificada como uma variável semiregular e tem um período estimado de 6275081 dias, ou pouco menos de 17.200 anos.

Antares é uma supergigante estrela vermelha na galáxia Via Láctea ea décima sexta estrela mais brilhante no céu noturno (por vezes classificado como brilhante XV, se os dois componentes mais brilhantes do sistema estrela Capella quádruplos são contadas como uma estrela). Junto com Aldebaran, Spica e Regulus é uma das quatro estrelas mais brilhantes perto da eclíptica. Antares é uma estrela variável cuja magnitude aparente varia de 0,9-1,8.

A Pistol Star é uma hipergigante azul e é uma das estrelas mais luminosas conhecidas na Via Láctea. É uma das muitas estrelas massivas jovens na Quintuplet cluster na região Centro Galáctico. A estrela deve o seu nome para a forma da nebulosa de pistola, que ilumina. Ele está localizado cerca de 25 mil anos-luz da Terra na direção de Sagitário. Não seria visível a olho nu como uma estrela de quarta grandeza, se não fosse pela poeira interestelar que esconde completamente do ponto de vista em luz visível.

Rigel (β Ori / β Orionis / Beta Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação de Orion e da sexta estrela mais brilhante no céu, com magnitude visual 0,18. Embora tenha a designação Bayer "beta", é quase sempre mais brilhante do que Alpha Orionis (Betelgeuse).

Aldebaran (α Tau, α Tauri, Alpha Tauri) é uma estrela gigante laranja localizada a cerca de 65 anos-luz de distância na constelação zodiacal do Touro. Com uma magnitude aparente média de 0,87 é a estrela mais brilhante da constelação e é uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno. Aldebaran é o nome árabe (al-الدبران Dabaran) e traduz literalmente como "o seguidor, presumivelmente porque esta estrela brilhante parece seguir as Plêiades ou Sete Irmãs aglomerado de estrelas no céu noturno. Esta estrela é também chamado olho do boi por causa de sua cor laranja marcante e sua localização na cabeça do touro asterism forma. Pioneer 10 da NASA nave espacial, que passou por Júpiter em 1973, está atualmente viajando em direção e chegará em cerca de dois milhões de anos.

Arcturus (Boo α / α bootis / Alpha bootis) é a estrela mais brilhante da constelação de Boötes. Com uma magnitude visual de -0,05, é também a terceira estrela mais brilhante no céu noturno, depois de Sirius e Canopus. É, no entanto, mais fraca do que a luz combinada das duas principais componentes do Alpha Centauri, que são muito próximas umas das outras para o olho para resolver como fontes distintas de luz, fazendo Arcturus parece ser a mais brilhante quarto lugar. É a segunda estrela mais brilhante visível a partir de latitudes norte e a estrela mais brilhante no hemisfério norte celeste. A estrela está no interestelar local Cloud.

Pollux (β Gem / β Geminorum / Beta Geminorum) é uma estrela gigante laranja de aproximadamente 34 anos-luz da Terra, na constelação de Gemini (Gêmeos). Pollux é a estrela mais brilhante da constelação mais brilhante do Castor (Alpha Geminorum). A partir de 2006, Pollux foi confirmado para ter um planeta extrasolar orbitando-lo.

Sirius é a estrela mais brilhante no céu noturno. Com uma magnitude visual aparente de -1,46, é quase duas vezes mais brilhante como Canopus, a estrela mais brilhante que vem. O nome Sirius é derivado do grego antigo Σείριος. A estrela tem a designação de Bayer α Canis Majoris (α CMa, ou Alpha Canis Majoris). O que percebe a olho nu como uma estrela única é na verdade um sistema estelar binário, composto por uma estrela da seqüência principal branca do tipo espectral A1V, denominado Sirius A, e uma companheira anã branca de desmaiar DA2 tipo espectral, denominado Sirius B.

O Sol é a estrela no centro do Sistema Solar. O Sol tem um diâmetro de cerca de 1.392 mil quilômetros (865.000 milhas) (cerca de 109 Terras), e por si só, representa cerca de 99,86% da massa do Sistema Solar, o restante é composto dos planetas (inclusive a Terra), asteróides, meteoros, cometas, e poeira em órbita. Cerca de três quartos da massa do Sol é composta de hidrogênio, enquanto a maioria do resto é o hélio.

http://en.wikipedia.org/wiki/Largest_ ...
.

0 comentários:

Postar um comentário