Um grupo muçulmano holandês foi multado nesta quinta-feira em 2.500 euros (3.200 dólares) por publicar um cartum no qual sugeriu que o Holocausto foi inventado ou exagerado pelos judeus.
A corte de apelação da cidade de Arnhem, no oeste do país, indeferiu a decisão pela absolvição de uma corte de menor instância, dizendo que o cartum, publicado no site da Liga Árabe Europeia (AEL) em 2006, é "desnecessariamente pernicioso."
"O tribunal ressalta que a Corte Europeia de Direitos Humanos, que considera a liberdade de expressão de extrema importância e a defende amplamente, não abre exceções para a negação ou a banalização do Holocausto", disse a corte.
O tribunal também impôs um período de 2 anos de condicional para a AEL.
O cartum mostra dois homens em Auschwitz observando vários corpos. "Eu não acho que são judeus", diz um deles. O outro responde: "Temos de chegar aos 6 milhões de alguma maneira." Seis milhões de judeus morreram durante o Holocausto.
O grupo holandês afirma que não tinha intenção de contestar o Holocausto, mas queria pelo contrário salientar o que classificou de duplo padrão na liberdade de expressão.
A AEL publicou o desenho em 2006 depois que um jornal dinamarquês publicou um cartum do profeta Maomé que causou revolta entre muçulmanos de muitos países.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4632109-EI294,00-Grupo+muculmano+holandes+e+multado+por+cartum+sobre+Holocausto.html
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário