Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 22 de agosto de 2010

Exorcismo e Cidadania

Pastor joga garota de cima de um palco (clique)



.
O presente trabalho visa dar início a uma discussão acerca da exposição pública e vexatória de crianças e adolescentes brasileiros em cultos evangélicos neopentecostais durante cerimônias de exorcismo, denominadas como sessões de descarrego. Trata-se de assunto pouco discutido, que ainda não recebeu a atenção devida tanto por levantar a delicada e polêmica limitação da liberdade religiosa, esta fortemente assegurada pela Constituição Federal do Brasil, quanto por atingir parcela da população de voz frequentemente inaudível: crianças de baixo nível sócio-econômico.

* Meire Gomes é médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, perita médica pela Fundação Cesgranrio e Instituto Nacional do Seguro Social e pós-graduanda em Direito Previdenciário pela Universidade Potiguar – UnP.
Em pesquisa de Jurisprudência nos sítios do Superior Tribunal de Justiça, da OAB e Consultor Jurídico (19,20,21), não foi encontrada nenhuma ação de reparação por danos morais durante cerimônia de exorcismo a favor de crianças e adolescentes, apenas para a defesa da dignidade de pessoa maior de idade.
.
http://bulevoador.haaan.com/2010/08/22/exorcismo-e-cidadania/
.

0 comentários:

Postar um comentário