Uma pesquisa feita por cientistas na Grã-Bretanha sobre uma substância que regula o relógio biológico pode levar a criação de remédios contra o jet lag - o conjunto de distúrbios fisiológicos causados pela mudança de fuso horário em viagens.
Os cientistas da Universidade de Manchester testaram em camundongos uma substância que reduz a atividade dos ritmos circadianos, que controlam o relógio biológico do corpo humano.
Eles também conseguiram alterar os ciclos em camundongos que estavam dormindo, ao inibir uma enzima no corpo dos animais. Segundo os cientistas, a pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de uma pílula capaz de eliminar os efeitos do jet lag.
Os efeitos da falta de sintonia entre o relógio biológico e o dia são comuns entre pessoas que viajam de um fuso horário para outro, ou entre aqueles que trabalham em turnos noturnos.
Alguns dos sintomas mais agudos são fadiga, irritabilidade, desatenção, indigestão, perda de memória e dificuldade de concentração.
A pesquisa da Universidade de Manchester, da Medical Research Council, e da empresa farmacêutica Pfizer foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Ciclo circadiano
Muitas das atividades biológicas do corpo em mamíferos, como o sono, são controladas pelo ciclo circadiano, um mecanismo interno do corpo que regula o comportamento nos ciclos de noite e dia.
Alterações nos ritmos circadianos também ocorrem em doenças como o transtorno bipolar. Os cientistas acreditam que um medicamento para regular o relógio biológico também poderia beneficiar pacientes desses transtornos.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4639214-EI238,00-Cientistas+testam+substancia+para+criar+pilula+contra+jet+lag.html
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário