Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cinco mulheres são presas por dirigir na Arábia Saudita


.
A polícia da Arábia Saudita disse nesta quarta-feira que cinco mulheres foram presas por dirigir, anunciaram ativistas e vários sites. As prisões foram as primeiras registradas desde o início de uma campanha que desafia a proibição impostas às mulheres no volante neste reino ultraconservador.

Até o momento, as autoridades não confirmaram a informação.

"Uma jovem que estava ao volante na companhia de seu irmão no sul de Jidá (oeste) foi levada para um posto da polícia", informou o jornal digital "Sabaq". Outras fontes informaram em sua página no Facebook que a polícia religiosa, "as brigadas da promoção da virtude e da prevenção do vício", prendeu quatro mulheres que estavam dirigindo no norte de Jidá.

O país não tem lei formal que veta mulheres na direção. Mas não emite habilitação a elas com base em interpretações austeras do islã, sustentadas pela população saudita mais moralista. Atualmente, uma mulher só pode sair de carro na Arábia Saudita com um motorista acompanhando.

A campanha pelo direito ao volante começou há um mês no país, quando Manal al Sharif, 32, foi detida por dirigir e por postar vídeos no YouTube incentivando outras mulheres a seguir seu exemplo.

Dezenas de mulheres organizaram, por meio das redes sociais, um megaprotesto no dia 17. Cerca de 40 mulheres dirigiram pelo país. Não há relatos de detenções

.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/936475-cinco-mulheres-sao-presas-por-dirigir-na-arabia-saudita.shtml
.

0 comentários:

Postar um comentário