Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Secreção de baleia e sexo de morcegos vencem prêmio IgNobel

Os vencedores do Prêmio Nobel Roy Glauber (vencedor do Nobel de Física em 2005), Sheldon Glashow (vencedor do Nobel de Física em 1979) e James Muller (vencedor do Nobel da Paz em 1985) usam sutiãs em seus rostos para demonstrar como eles podem ser utilizados como máscaras de gás em emergência



.
O Prêmio IgNobel, concedido anualmente pela revista Journal of Improbabel Research, divulgou nesta quinta os vencedores de 2010. Dentre os ganhadores deste ano, estão pesquisa sobre sexo oral de morcegos e recolhimento de secreção nasal de baleias. As informações são o site da CBC.

A cerimônia ocorreu na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Segundo os diretores da revista, o objetivo do prêmio é, primeiramente, fazer as pessoas riem e, depois, pensarem.

A pesquisa sobre sexo oral entre morcegos foi realizada por Gareth Jones, da Universidade de Bristol, Inglaterra, e Min Tan, membro do Instituto Entomológico de Guangdong, na China. É o primeiro estudo que mostra animais adultos, além do homem, que praticam o sexo oral. Venceu na categoria Biologia.

Já a pesquisa sobre doenças respiratórias em baleias, realizada por pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres, ganhou o prêmio de Engenharia. Eles utilizaram um helicóptero por controle remoto para recolher secreção nasal de baleais e estudar doenças.

Outras pesquisas vencedoras em diversas categorias também foram bastante curiosos como o sutiã que pode ser utilizado como máscara de gás em emergências. Durante a cerimônia, esta invenção foi apresentada pelos vencedores do Prêmio Nobel Roy Glauber (vencedor do Nobel de Física em 2005), Sheldon Glashow (vencedor do Nobel de Física em 1979) e James Muller (vencedor do Nobel da Paz em 1985).

Entre as outras "pérolas" da ciência premiadas está o estudo que demonstra que xingar quando se bate o pé faz com que a pessoa se sinta melhor e a descoberta de que usar meias por fora dos sapatos evita deslizamento no gelo.

Além dessas, o estudo que mostra que organizações se sairiam melhor se gerentes fossem promovidos de forma aleatória, a descoberta de que um passeio na montanha russa pode diminuir os sintomas de asma e a descoberta de que micróbios se agarram à barba também mereceram destaque.

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4711694-EI8147,00-Secrecao+de+baleia+e+sexo+de+morcegos+vencem+premio+IgNobel.html

0 comentários:

Postar um comentário