Fotografia aérea mostra falha na barragem de indústria de alumínio responsável pelo vazamento de lama tóxica
.
Kolontár (Hungria), 9 out (EFE).- As autoridades húngaras decidiram evacuar a vila de Kolontár, afetada na segunda-feira pelo grave vazamento de uma substância tóxica, diante do risco de rompimento da represa, da qual já vazou 1 milhão de metros cúbicos da "lama vermelha", deixando até o momento sete mortos.
A agência "MTI" indicou que a Polícia começou a evacuar o vilarejo durante a noite, após comprovar que a parede do setor que já se rompeu na segunda-feira estava se debilitando.
.
A porta-voz de Defesa Civil na região, Gyorgyi Tottos, explicou à Agência Efe que cerca de 800 pessoas foram evacuadas e instaladas em um ginásio de esportes e em dois colégios da cidade de Ajka.
"Aumentou o risco de ruptura, embora seja uma evacuação preventiva", indicou a porta-voz.
Tottos afirmou que a localidade ficará vazia. Segundo ela, também foram desalojados os funcionários que trabalhavam na limpeza da área, até que "a parede da represa não esteja 100% reforçada".
Kolontár foi o local onde a "lama vermelha" primeiro atingiu - e com mais força -, destruindo dezenas de casas e arrastando pessoas e animais. Mais de 150 pessoas ficaram feridas no desastre.
A Polícia pediu à população da cidade de Devecser que também se prepare para uma possível evacuação.
Ainda nesta sexta-feira, o chefe do dispositivo de emergência para descontaminar a área do desastre, Tibor Dobson, havia destacado à Efe que as autoridades não pretendiam evacuar os moradores que permaneciam na zona.
A própria Tottos comentou na sexta-feira as dificuldades de realojar as várias pessoas que continuavam em suas casas como um argumento para descartar a possibilidade de evacuação.
Os acessos aos dois povoados mais afetados, Kolontár e Devecser, que ontem já estavam restringidos, foram hoje totalmente fechados pela Polícia.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, se encontra em Kolontár. Após o início da evacuação, ele observou a represa de acumulação de metais pesados da empresa metalúrgica MAL.
.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/10/09/autoridades-da-hungria-evacuam-local-do-vazamento-de-lama-toxica.jhtm
sábado, 9 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário