Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, descobriram que o cérebro humano possui a habilidade de determinar o formato de um objeto apenas pelo som que ele produz, sem contato visual ou por tato. Segundo os cientistas, a descoberta abre possibilidades de ajuda a pessoas com problemas visuais. Com informações do site Science News.
O estudo aponta que o cérebro humano pode ser treinado para reconhecer formatos representados por sons, de forma similar aos golfinhos, que usam sonares para exploração. No estudo, voluntários vendados foram treinados para reconhecerem áreas táteis usando apenas sons produzidos. Após o treino, os participantes tiveram que relacionar objetos com os sons escutados.
"Vivemos em um mundo no qual percebemos objetos usando informações possíveis de diversos meios sensoriais", disse ao site o Dr. Robert Zatorre, neurocientista da universidade. "Nosso sistema de percepção pode integrar informação presente em diferentes sentidos e gerar uma representação unida de um objeto", completou.
Estudos neurológicos anteriores identificaram áreas do cérebro que integram informações de diferentes sentidos, combinando-os, para criar uma imagem completa e compreensível.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4744610-EI8147,00-Estudo+cerebro+determina+formato+de+objetos+apenas+pelo+som.html
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário