Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Macacos fazem amizades como os humanos, explica pesquisador

A tendência humana de formar laços próximos com pessoas de fora do círculo familiar pode ter origens primitivas. Pesquisadores da Alemanha relatam no jornal "Current Biology" que macacos do sexo masculino exibem um comportamento de ligação social similar à amizade humana.

Primatas do gênero macaca vivem em grupos de 50 a 60 indivíduos, mas há uma particularidade, como explica o principal autor do estudo e biólogo evolucionário da Universidade de Gottingen, Oliver Schuelke. "Todos os machos do grupo possuem alguns poucos macacos com quem eles interagem mais que os outros."

Schuelke e colegas da instuitção alemã estudaram macacos asiáticos do sexo masculino da Tailândia, monitorando seu comportamento ao longo de cinco anos.

Os macacos que passaram muito tempo a menos de 1,5 metro uns dos outros foram considerados amigos, já que é mais fácil atacar outro macaco a essa distância.

Machos que cuidavam do corpo de outros macacos com frequência e por períodos longos também eram considerados amigos.

Muitas vezes, eles cuidavam de áreas das quais o próprio macaco poderia cuidar sozinho. "Esse ato de cuidar do outro parece funcionar para alimentar esses laços", disse Schuelke. "O aspecto da higiene era apenas uma parte disso."

As amizades podem levar à formação de coalizões, em que um grupo de machos briga com outro macho para melhorar o status social, de acordo com os pesquisadores.

"O interessante é que essas coalizões podem ajudar indivíduos com baixo status a 'subir' e ajudar os machos que já têm bom status a permanecer ali", disse Schuelke. "Ambas as coisas ocorrem ao mesmo tempo."

Aparentemente, assim como nos humanos, algumas amizades eram duradouras, enquanto outras terminaram após um período curto. Não está claro por que isso acontece.

Já se sabia que as macacas formam fortes laços sociais, mas esses laços tendem a ser com parentes. Já as fêmeas preferem formar relacionamentos próximos com as mães, irmãs e filhas
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/835933-macacos-fazem-amizades-como-os-humanos-explica-pesquisador.shtml

0 comentários:

Postar um comentário