PARIS — Um vasto oceano cobria um terço da superfície do planeta Marte há 3,5 bilhões de anos, segundo um estudo publicado neste domingo pela revista científica Nature Geoscience.
Dois pesquisadores da Universidade do Colorado (Boulder, Estados Unidos), Gaetano Di Achille e Bryan Hynek, chegaram a essa conclusão após analisarem os dados de 52 depósitos de sedimentos em "deltas" e vales de antigos rios que uma vez irrigaram o planeta vermelho.
"Mais da metade dos 52 depósitos dos deltas de rios identificados pelos pesquisadores (...) marcavam provavelmente os limites do suposto oceano, dado que todos estão situados aproximadamente na mesma altura", explica a Universidade do Colorado em um comunicado.
Dos 52 deltas, 29 estavam conectados ao desaparecido oceano de Marte ou às lâminas de água subterrânea que o alimentavam, assim como a grandes lagos adjacentes, detalha Di Achille no informe.
Segundo Hynek, este é o primeiro estudo que integra os dados (deltas, rede de vales, topografia) provenientes das missões de observação do Planeta Vermelho, efetuadas desde 2001 pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA).
.
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5j_3H9BOj-fvEjymLO9aQl949Clxg
0 comentários:
Postar um comentário