Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Após 3 anos, cientistas identificam "coisa verde" no espaço

Cientistas desenvolveram uma possível explicação para uma estranha e monstruosa concentração de gás verde brilhante no espaço entre galáxias. A "coisa" foi descoberta em 2007 pela professora escolar holandesa Hanny van Arkel quando combinava imagens do projeto Galaxy Zoo. As informações são do Discovery News.

O Voorwerp ("objeto", em holandês) de Hanny - como é chamado - é uma gigantesca mancha verde com um enorme buraco de 16 mil anos-luz de largura no seu centro e que fica próximo à galáxia IC 2497, a 700 milhões de anos-luz da Terra. Segundo os cientistas, o Voorwerp obviamente não é uma galáxia (já que não tem estrelas). Observações confirmaram que se trata de uma nuvem de gás.

Contudo, o que deixava os astrônomos mais curiosos era o inexplicável brilho verde que o objeto emite. De acordo com a reportagem, algumas teorias já foram propostas sobre o que é o Voorwerp, mas sem muita aceitação. Agora, cientistas do Instituto Joint, na Holanda, dizem que medições em diversos comprimentos de ondas indicam que, assim como muitas galáxias, a IC 2497 tem um buraco negro supermassivo em seu centro.

A pesquisa holandesa indica que a absorção de matéria pelo buraco negro gera um cone de radiação que está ionizando o Voorwerp de Hanny e causando o brilho verde. O astrofísico Darren Croton, da Universidade Swinburne, de Melbourne, na Austrália, afirmou à reportagem que objetos como o Voorwerp são muito raros, já que os cones de radiação dificilmente atingem uma nuvem de gás.

O astrofísico diz que o estudo holandês ainda indica que existe uma grande quantidade de gás no espaço intergaláctico, "é apenas difícil de vê-lo". "Mas, graças a esse núcleo galáctico ativo próximo (à nuvem de gás), nós podemos ver que (o gás) está ali", diz o cientista.

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4532724-EI301,00-Apos+anos+cientistas+identificam+coisa+verde+no+espaco.html

EUA: Vaticano é alvo de mais uma denúncia de pedofilia

LOS ANGELES, 30 Jun 2010 (AFP) -Um homem que afirma ter sido na infância vítima de abuso sexual de um padre apresentou nesta quarta-feira, em Los Angeles, uma ação judicial contra a ordem dos salesianos e o Vaticano.

Na ação, que exige uma indenização não especificada, o homem afirma que foi vítima de abusos sexuais nos anos 60 do sacerdote Titian "Jim" Miani, quando era aluno de uma escola secundária católica na cidade de Bellflower, no sul da Califórnia.

"A ação apresentada esta manhã é um testemunho da valentia do sobrevivente e envolve o Vaticano, a ordem mundial Salesiana e as províncias da Sociedade Salesiana" onde existiram casos de abuso sexual contra menores por parte deste sacerdote, disse Jeffrey R. Anderson, advogado do suposta vítima, hoje com 59 anos.

Anderson destaca que as autoridades salesianas e o Vaticano foram cúmplices ao proteger o padre Titian Miani, transferido para seis paróquias em quatro países: Brasil, Itália, Estados Unidos e Canadá.

"Estas organizações estão envolvidas porque cada uma permitiu a este delinquente, o padre Jim Miani, percorrer escolas e paróquias abusando de crianças", destacou Anderson.

"Isto foi permitido por seus superiores da ordem e até pelo Vaticano, por membros do Vaticano".

Na segunda-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu não se pronunciar sobre a imunidade da Santa Sé em um caso de pedofilia envolvendo padre, o que abre caminho para o Vaticano ser responsabilizado civilmente por atos cometidos por seus sacerdotes nos EUA.

A recusa dos nove magistrados do Supremo significa que a decisão de um tribunal de alçada é definitiva. Com isto, a justiça americana terá jurisprudência para examinar a qualidade de "empregador" do Vaticano em relação ao padre em questão.

.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4536063-EI294,00-EUA+Vaticano+e+alvo+de+mais+uma+denuncia+de+pedofilia.html

Avião movido a energia solar faz seu primeiro voo noturno

GENEBRA, 30 Jun 2010 (AFP) -O avião suíço Solar Impulse se prepara para fazer, esta quinta-feira, um voo histórico, que mostrará a capacidade da aeronave, movida exclusivamente a energia solar, voar de noite.

Aproveitando condições meteorológicas muito favoráveis, o protótipo com matrícula HB-SIA decolará na quinta-feira da base militar de Payerne, oeste da Suíça, confirmaram esta quarta os organizadores em um comunicado.

O avião, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar - pouco vento, para não perder estabilidade -, pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares.

Segundo o explorador suíço Bertrand Piccard, que idealizou o protótipo, esta nova etapa de 25 horas servirá para testar a capacidade do avião de voar de dia e de noite.

"O desafio do século XXI não será mais ir à Lua porque isto já foi feito, mas passar a uma sociedade que se desvincule, pouco a pouco, de sua dependência das energias fósseis", disse recentemente à imprensa.

O avião solar é "muito mais que uma aventura aeronáutica, é uma demonstração técnica do que se pode levar à sociedade em termos de novas tecnologias", acrescentou o aventureiro Piccard.

A aeronave, cujas asas têm envergadura igual às de um Airbus A340 (63,40 metros), mas que pesa apenas 1.600 quilos, decolará na manhã de quinta-feira.

.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4535952-EI294,00-Aviao+movido+a+energia+solar+faz+seu+primeiro+voo+noturno.html

.

http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2009/07/imagem2.png

Socorro pastor, meu filho é Cosplayer!

Pastor, meu filho me pediu que eu lhe desse cem reais para comprar uma fantasia do Sasuke, um famoso personagem de uma série animada japonesa.

Ele me explicou tudo. Ele agora faz parte de um grupo chamado cosplay, que usa roupas como às dos personagens que admiram. Eu estava bastante feliz, pois meu filho sempre foi muito fechado, ficava em casa mexendo na internet e nunca saia para ter com os amigos e jogar uma bola ou paquerar umas meninas.

Ele foi no tal encontro e quase enfartei quando recebi a ligação: Ele foi internado no hospital com severos cortes de armas brancas. Foi esfaqueado no encontro, que foi um verdadeiro banho de sangue. Aparentemente uma gangue rival, do Bleach, provocou a turma do Naruto e se deu uma tremenda briga, que deu inclusive nos jornais locais aqui do Espírito Santo.

Depois do ocorrido tomei conhecimento do seu artigo sobre os males da cultura japonesa e fiquei deveras preocupado. Vossa exa. disse que a cultura nipônica é envolvida com o umbandismo e os desenhos possuem mensagens subliminares. Realmente, meu filho, mesmo depois de quase morrer de hemorragia ainda insiste nesta mania de anime, mangá e cosplay. Como devo proceder para que ele passe a se interessar pelas coisas de Deus?

Caro, pai, você foi só mais uma vítima dentre milhares que me procuram todas as semanas com relatos parecidíssimos. Já disse e repito, os desenhos japoneses vêm destruindo lares pelo Brasil afora mas ninguém nota. Tudo é muito bonitinho e colorido,feito exatamente para disfarçar as mensagens umbandísticas contidas neles.

À primeira vista ninguém vê maldade no Naruto, Bleach ou Cavaleiros dos Zodíacos, mas com um olhar clínico é possível entender do que falo. Cavaleiros por exemplo doutrina os jovens na arte cigana da Astrologia, Bleach e Naruto tratam sobre demônios, e assim por diante.

Sobre os cosplays, caro, pai. Veja a definição dada pelo site Wikipedia: "Travesti, eonista ou cosplayer era originalmente alguém que se vestia com roupas do sexo oposto para se apresentar em shows e espetáculos, mas essa prática passou a designar hoje em dia principalmente os transgêneros, que após adquirirem formas femininas através de hormônios femininos ou perigosas injeções de silicone industrial, muitas vezes são empurrados à prostituição por falta de oportunidades no mercado de trabalho formal, devido a preconceito."

Saiba, pai, que é preciso ter pulso firme neste momento difícil. Não sou à favor da violência, mas caso não haja outra forma lhe encorajo a dar umas boas cintadas em seu filho até ele virar homem e deixar de lado estas coisas que interessa somente aos afeminados e sodomitas.

Desejo melhores para seu filho, quero que traga-o à nossa Igreja para uma sessão de descarrego urgentemente. Só assim ele deixará de ser transexual.

A paz.

Pastor Silas.

.

http://www.igrejainternacional.com/busca/naruto/


terça-feira, 29 de junho de 2010

Stephen Hawking Lançará novo Livro em Setembro

Stephen Hawking irá lançar um novo livro em Setembro de 2010. Esse será o seu primeiro livro científico depois de The Universe in a Nutshell, que foi publicado em 2001. O novo livro se chama The Grand Design e foi co-escrito com o físico Leonard Mlodinow do California Institue of Technology. O livro examina a idéia da chamada teoria unificada, que pode explicar todas as forças que agem na natureza. Stephen Hawking acredita que nós estamos muito perto de entendermos não apenas o funcionamento do nosso universo, mas o seu início. Com base em 40 anos de pesquisa de Hawking somada com as recentes extraordinárias observações astronômicas, Hawking e Mlodinow examinam a evidência para a existência da teoria unificada, ou seja, uma única teoria capaz de descrever e explicar todas as forças da natureza. http://cienctec.com.br/wordpress/?p=2444

Maior risco para a Igreja é seu próprio pecado, diz Papa

O papa Bento XVI disse, nesta terça-feira, que "o perigo mais grave para a Igreja" católica são os pecados cometidos por seus membros, que a contaminam por dentro.
Durante missa celebrada na basílica de São Pedro, em homenagem aos santos patronos de Roma, Pedro e Paulo, o Sumo Pontífice não mencionou explicitamente os escândalos de pedofilia que há meses sacodem o clero, mas declarou que "as perseguições sofridas pelos cristãos" em dois mil anos de história "não são o perigo mais grave para a Igreja".
"Os danos mais sérios vêm do que contamina a fé e a vida cristã de seus membros e suas comunidades, debilitando sua capacidade de testemunho e de profecia", disse Bento XVI em sua homilia.
Citando o apóstolo São Paulo, o Papa falou de "problemas de divisões, de incoerência, de infidelidade ao Evangelho que ameaçam seriamente a Igreja".
Entre os "males espirituais e morais" que minam a Igreja católica de dentro, o Papa citou "atitudes negativas" como "o egoísmo, a vaidade, o orgulho, o apego ao dinheiro".
Em 11 de maio, no avião em que viajava para Portugal, o Papa já havia dito que a maior "perseguição" contra a Igreja não vinha de "inimigos externos", mas de seu próprio "pecado".
Entre os assistentes à missa desta terça-feira estava o monsenhor André-Mutien Léonard, chefe da Igreja católica da Bélgica, onde uma busca na sede do episcopado no âmbito de uma investigação por pedofilia despertou a ira do Vaticano e do Papa.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4532296-EI8142,00-Maior+risco+para+a+Igreja+e+seu+proprio+pecado+diz+Papa.html

Cientistas fazem "mapa da gravidade" da Terra

Cientistas criaram um "mapa da gravidade" terrestre, mostrando as diferentes influências desta força física ao redor do planeta. O modelo, conhecido como geoide, define onde estão os níveis da superfície terrestre, esclarecendo se o sentido é "para cima" ou "para baixo".

Os cientistas afirmam que os dados podem ser usados em inúmeras aplicações, entre elas nos estudos de mudança climática para ajudar a entender como a grande massa de oceanos move calor ao redor da Terra.

O novo mapa foi apresentado em um simpósio sobre observação terrestre em Bergen, na Noruega, onde também estão sendo apresentados dados recolhidos por outras missões da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Antes do fim da década, cerca de 20 missões da ESA, totalizando cerca de 8 bilhões de euros, serão lançadas para observar o espaço através de sondas.

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4531503-EI8147,00-Cientistas+fazem+mapa+da+gravidade+da+Terra.html

FHC Irá Propor Legalização da Maconha à ONU

Descriminalização das drogas

FHC e a Maconha 4 . Programa "Cidadania" da TV Senado entrevista Fernando Henrique Cardoso sobre os 15 anos do Plano Real.
.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EUA: Supremo nega imunidade do Vaticano em caso de pedofilia

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta segunda-feira uma apelação sobre a imunidade do Vaticano, em um caso que permite que os sacerdotes acusados de pedofilia nos Estados Unidos sejam julgados.

A máxima instância judicial americana confirmou assim a decisão de um tribunal de alçada para suspender a imunidade do Vaticano no caso de um padre pedófilo no Oregon (noroeste). Depois desta decisão, a Santa Sé havia apelado à Suprema Corte.

A decisão dos nove juízes nesta segunda-feira significa que a decisão do tribunal de apelação é definitiva. Um tribunal americano poderá agora passar para a fase seguinte e examinar a qualidade de "empregador" do Vaticano em relaçao ao padre em questao, para decidir se pode prosseguir com o provesso contra a Igreja católica.

O caso surgiu da acusação de uma pessoa, que pediu para manter o anonimato, que alega ter sofrido abusos sexuais de um padre irlandês em 1960, em Portland, Oregon, quando o padre já havia sido acusado de pedofilia na Irlanda e em Chicago.

A vítima acusa o Vaticano de não expulsar o sacerdote ou, ao menos, tê-lo castigado e afastado de suas funções.

Quando o caso foi levado à Santa Sé, a Suprema Corte havia pedido a opinião do governo de Barack Obama em relaçao à conveniência ou não de suspender a imunidade do Vaticano.

O governo americano pediu à Suprema Corte que ditasse se o Vaticano dispunha de imunidade neste caso e se seus altos funcionários, incluindo o Papa, não poderaim ser interrogados.

.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4529340-EI8141,00-EUA+Supremo+nega+imunidade+do+Vaticano+em+caso+de+pedofilia.html

Microscópio permite ver coração de pulga de água batendo

Um microscópio que está sendo mostrado em Londres permite observar o coração de uma pulga de água batendo.

O microscópio está exposto em uma feira de inovações da ciência, engenharia e tecnologia da Royal Society.

O equipamento permite examinar espécies em vários níveis de foco. No caso da pulga de água, é possível ver sua crosta, dar um zoom em seu coração e em seu olho, e observar até mesmo células do inseto individualmente.

Os criadores do microscópio acreditam que ele poderá ter várias utilidades, como por exemplo examinar tumores cancerígenos.

.

Entre no site e veja o vídeo

.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/06/100628_microscopio_pulga_ir.shtml

domingo, 27 de junho de 2010

Dez anos depois, repercussão do genoma no tratamento de doenças é limitada

A Celera havia mapeado 98% do genoma e decifrado a sequência dos 3,1 bilhões de bases do DNA humano. Sob pressão da empresa, o consórcio público também conseguiu mapear, em dez anos, 98% do genoma, mas só obteve a exata sequência de 85%. A sequência completa só foi publicada depois, em abril de 2003, e vem sendo refinada desde então.

A descoberta da sequência completa de substâncias bioquímicas que compõem o código genético humano foi comparada, na época, à chegada do homem à Lua. Por mais que os envolvidos no projeto dissessem que a descoberta só traria frutos em algumas décadas, a expectativa era altíssima. A indústria farmacêutica começou a investir em genômica e os cientistas prometiam que, em pouco tempo, haveria diagnósticos e tratamentos mais eficientes para inúmeras doenças.

.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/06/26/primeiro-esboco-do-genoma-humano-completa-dez-anos-neste-sabado-26.jhtm

Ensino público de religião estimula a intolerância, diz estudo

Isso não me surpreende em nada: a religião, como sempre, promovendo o preconceito e a intolerância. E isso porque vivemos num estado “laico”!
Ordem e progresso para você também.
.

Uma pesquisa da UnB (Universidade de Brasília) concluiu que o preconceito e a intolerância religiosa fazem parte da lição de casa de milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. Produzido com base na análise dos 25 livros de ensino religioso mais usados pelas escolas públicas do país, o estudo foi apresentado no livro “Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil”, lançado na última terça-feira (22) em Brasília.

“O estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de ‘catecismo cristão’ em sala de aula são uma constante nas publicações”, afirma a antropóloga e professora do departamento de serviço social,Débora Diniz, uma das autoras do trabalho.

A pesquisa analisou os títulos de algumas das maiores editoras do país. A imagem de Jesus Cristo aparece 80 vezes mais do que a de uma liderança indígena no campo religioso -limitada a uma referência anônima e sem biografia-, 12 vezes mais que o líder budista Dalai Lama e ainda conta com um espaço 20 vezes maior que Lutero, referência intelectual para o Protestantismo. Ítalo Calvino nem mesmo é citado.

.

http://hryun.com/2010/06/24/ensino-publico-de-religiao-estimula-a-intolerancia-diz-estudo/

Imparcialidade religiosa, por Sérgio da Costa Franco

Medida adotada pela direção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de transformar a capela católica ali existente num espaço neutro para a prática de qualquer culto, suscitou reação de grupos ligados à religião católica, inclusive do arcebispo dom Dadeus, que parece ser amigo de polêmicas.

O estranhável é que até agora, neste avançado ano de 2010, ainda houvesse num hospital público um templo exclusivo da igreja romana. Em tempos de ecumenismo, quando o próprio Papa procura aplainar conflitos com os evangélicos e com os ortodoxos, com os israelitas e com os muçulmanos, é surpreendente que fiéis e clérigos de Porto Alegre pretendam manter privilégios de religião oficial.

Foi a República que pôs um fim à religião de Estado, inserindo em sua Constituição a norma de que “nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo da União, ou dos Estados”. Acabou-se então o regalismo, que autorizava o imperador a interferir na hierarquia católica, que permitia aos poderes provinciais criar paróquias e extingui-las, e que transformava os párocos em funcionários públicos. Apesar desses estreitos vínculos, ou em função deles, a Justiça imperial terminou processando bispos e levando-os até ao cárcere. De modo que a separação entre a Igreja e o Estado foi saudada pelos católicos mais lúcidos como um passo à frente no sentido das liberdades da Igreja. Não por acaso, a separação já fora defendida até por Joaquim Nabuco ao tempo da monarquia.
.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vaticano diz estar 'indignado' com blitz na sede da Igreja na Bélgica

A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou nesta sexta-feira uma nota oficial criticando a ação da polícia da Bélgica, que realizou na quinta-feira uma operação de busca e apreensão no Palácio do Arcebispo de Mechelen-Bruxelas, sede da Igreja Católica do país, e em outros dois locais por suspeita de abuso sexual de menores por parte de membros do clero.

Na nota oficial, o Vaticano manifestou indignação por terem sido violados os túmulos de dois arcebispos durante a operação.

"A Secretaria de Estado expressa espanto pela forma como foram efetuadas algumas buscas por parte das autoridades belgas e indignação pelo fato que tenha ocorrido a violação dos túmulos dos cardeais Jozef-Ernest Van Roey e Léon-Joseph Suenes, arcebispos falecidos de Bruxelas", diz a nota.

Segundo a imprensa belga, a busca foi realizada na quinta-feira após novas denúncias de abusos sexuais que teriam sido cometidos contra menores por parte de religiosos.

Além da sede do arcebispado, os agentes fizeram buscas na cripta da catedral de Saint-Rombout, em Mechelen, à procura de dossiês sobre casos de pedofilia que teriam sido escondidos no túmulo de um arcebispo.

.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100625_vaticanoreacaoblitz_av.shtml

Vereadores de Ibiúna aprovam lei que obriga leitura da Bíblia

Por unanimidade, os vereadores de Ibiúna (SP) aprovaram lei que obriga a leitura de um trecho da Bíblia na abertura das sessões da Câmara.

A lei é de autoria do vereador e evangélicoIsmael Martins Pereira (foto). Ele é do PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

Ibiúna tem população de 74 mil pessoas e fica a 70 km de São Paulo. Possui dez vereadores.

Na terça (22), quando foi aprovada a lei, Pereira disse que agora Ibiúna vai melhorar, porque o “problema da cidade é espiritual”.
.

Astrônomos dizem ter achado as estrelas mais frias conhecidas

O objeto vermelho no centro da imagem é a estrela chamada de SDWFS J143524.44 335334.6, uma das 14 anãs marrons encontradas pelo Spitzer em registros em infravermelho
.

Astrônomos do telescópio espacial Spitzer - administrado pela Nasa e pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos - afirmam ter descoberto 14 das mais frias estrelas conhecidas no universo. Esses astros, chamados de anãs marrons, são tão frios se comparados com suas irmãs que é impossível vê-los em telescópios comuns. Contudo, o infravermelho do Spitzer conseguiu registrá-las.

As estrelas descobertas estão em uma categoria chamada de anãs T, com temperaturas abaixo de 1227 °C. Uma delas, inclusive, é tão fria que os astrônomos propõem colocá-la em uma nova classe - já teorizada anteriormente -, a de anãs Y. Há várias classificações para estrelas conforme sua temperatura, supermassivas, por exemplo, são chamadas de O, enquanto o nosso Sol é uma estrela G.

Segundo a administração do telescópio, as estrelas descobertas têm temperaturas entre 176°C e 327°C, consideradas muito frias tendo temperaturas semelhantes a planetas. Os cientistas afirmam que esses corpos permaneceram desconhecidos por anos, mas começarão a ser mais conhecidos com os telescópios em infravermelho, como o Wise - também da Nasa - que pretende registrar todo o céu nesse comprimento de onda, enquanto o Spitzer registra apenas um alvo designado.

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4523855-EI301,00-Astronomos+dizem+ter+achado+as+estrelas+mais+frias+conhecidas.html

Estudo: fetos não sentem dor antes de 24 semanas de gestação

Uma análise de estudos recentes sobre o desenvolvimento dos fetos confirmou que não há evidências de que os bebês sejam capazes de sentir dor antes de completar 24 semanas de gestação. O estudo, feito por médicos do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, na Grã-Bretanha, concluiu que os fetos estão "pouco desenvolvidos e sedados" nesse estágio.

As conexões nervosas no cérebro não se formaram completamente, e o ambiente do útero cria um estado de sono induzido, como um estado de inconsciência, diz o texto. Espera-se que grupos que fazem campanha contra o aborto questionem as conclusões do estudo.

Debate
A discussão sobre a capacidade do feto de sentir dor até a 24ª semana de gestação é parte de um debate a respeito do limite legal para abortos na Grã-Bretanha. Atualmente, a lei permite o aborto até 24 semanas. O primeiro estudo se concentrou na questão da dor.

E concluiu que as conexões nervosas no córtex cerebral, área que processa respostas a estímulos dolorosos no cérebro, não se formam por completo antes de 24 semanas. "Podemos concluir que o feto não é capaz de sentir dor, em qualquer sentido da palavra, antes desse ponto".

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4522457-EI8147,00-Estudo+fetos+nao+sentem+dor+antes+de+semanas+de+gestacao.html

Fenda pode separar continente africano em dois, diz pesquisa

Uma fenda de 60 km de comprimento se abriu na região de Afar, na Etiópia, em 2005 e vem crescendo desde então
.

O continente africano poderá ser dividido ao meio pelo aparecimento de um novo oceano em dez milhões de anos, segundo um grupo de cientistas britânicos que vêm monitorando mudanças geológicas na região de Afar, na Etiópia.

Segundo descreveram os cientistas durante uma conferência da Royal Society, de Londres, uma fenda de 60 km de comprimento se abriu a região em 2005 e vem crescendo desde então.

Um monitoramento num período de apenas dez dias verificou a expansão da fenda em oito metros, segundo o sismólogo James Hammond, da Universidade de Bristol, um dos coordenadores do estudo.

Os pesquisadores dizem que o processo acabará dividindo a África em dois, transformando parte da Etiópia e da Somália em uma grande ilha no Oceano Índico.

Erupção
A fenda começou a aparecer em 2005, após a erupção do vulcão Dabbahu, na região de Afar. O local, apesar de ainda não ter água, está localizado abaixo do nível do mar. Os sismólogos dizem que estão presenciando um processo que normalmente só ocorre debaixo dos oceanos.

"Partes de Afar estão abaixo do nível do mar, e o oceano está separado por apenas uma faixa de 20 metros de terra do território da Eritréia", afirmou Hammond à BBC. "Então essa terra cederá eventualmente, o mar entrará e começará a criar esse novo oceano", disse o cientista.

Segundo ele, com o tempo esse oceano crescerá até separar de vez a região do chamado "Chifre da África" do restante do continente, criando assim "uma África menor e uma ilha muito grande no Oceano Índico".

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4522270-EI8147,00-Fenda+pode+separar+continente+africano+em+dois+diz+pesquisa.html

Macacos usam filhotes para impressionar os outros, diz estudo

Não muito tempo atrás, Julia Fischer, do Centro Alemão de Estudo de Primatas, em Gottingen, se divertiu quando viu dois de seus distintos colegas homens se vangloriando sobre um tópico muito diferente dos motivos usuais de bazófias acadêmicas - ensaios publicados, verbas de pesquisa conquistadas, vitórias que humilham intelectuais rivais. "Um deles disse, com orgulho, que tinha três filhos", recorda Fischer. "E o outro rebateu dizendo que tinha quatro filhos". "Há homens que vão se gabar de seus Porsches", ela acrescentou. "Aqueles dois estavam se gabando de seu número de filhos".

E embora Fischer relute em estabelecer comparações levianas entre os seres humanos e outros primatas, não conseguiu deixar de pensar nos macacos de Gibraltar, que ela estuda e para os quais não há nada que confira mais status ou impressione mais os outros rapazes do que caminhar pela região carregando um filhotinho.

Em estudo publicado na edição atual da revistaAnimal Behaviour, Fischer e seus co-pesquisadores descrevem o modo pelo qual os macacos de Gibraltar usam os filhotes como "dispendiosas ferramentas sociais", para o propósito expresso de formar relacionamentos com outros machos e expandir sua influência social. "Se você deseja fazer amizade com o potentado local, melhor levar um bebê. Se o objetivo é reforçar uma aliança com outro macho ou reparar uma amizade abalada, melhor não esquecer o bebê".

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4523509-EI8145,00-Macacos+usam+filhotes+para+impressionar+os+outros+diz+estudo.html