Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Telescópios da Nasa e ESO captam imagem de galáxia distorcida

A imagem da galáxia NGC 2442, obtida pelo telescópio do ESO, mostra uma visão muito mais ampla do que a imagem do Hubble, embora menos detalhada


.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma foto de uma galáxia que se parece com a letra "S" do alfabeto. A galáxia NGC 2442, situada ao sul da constelação do Peixe Voador, possui uma forma espiral de curvas assimétricas. Um braço do espiral é firmemente dobrado sobre si e acolhe uma recente supernova, enquanto o outro, dotado com formação recente de estrelas, se estende para fora do núcleo.
O telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, em La Silla, no Chile, e o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA captaram duas imagens muito contrastantes desta galáxia espiral assimétrica. Os pontilhados ao longo da galáxia são manchas com coloração rosa e vermelha, que advém do gás de hidrogênio nas regiões de formação estelar.
Os cientistas acreditam que o espiral da galáxia se deve ao fato de interações gravitacionais com outra galáxia em um ponto de sua história. Essa interação acabou por dar o nome de "Meathook Galaxy" (Galáxia gancho de carne, em tradução livre), em alusão ao gancho onde as carnes ficam penduradas em um açougue.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5110229-EI301,00-Telescopios+da+Nasa+e+ESO+captam+imagem+de+galaxia+distorcida.html

0 comentários:

Postar um comentário