Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Parente peso pluma do tiranossauro é encontrado na Mongólia

Os pesquisadores conseguiram determinar sua idade pelo exame microscópico de um dos ossos da perna, que revelaram pausas periódicas no crescimento


.

Pesquisadores trabalhando no deserto de Gobi, na Mongólia, descobriram o esqueleto quase completo de um dinossauro da ordem dos tiranossauros que tinha menos de 3 anos de idade quando morreu, mais jovem e menor do que qualquer outro já descoberto. O animal, chamado Tarbosaurus bataar, é o parente mais próximo do Tyrannosaurus rex, predador que vivia na América do Norte na mesma época.
Em vida, o espécime pesava menos de 32 quilos, frente às seis toneladas de um T. bataar adulto, segundo relato dos pesquisadores em The Journal of Vertebrate Palentology. Os pesquisadores conseguiram determinar sua idade pelo exame microscópico de um dos ossos da perna, que revelaram pausas periódicas no crescimento - como os anéis num tronco de árvore.
Dinossauros adultos da ordem dos tiranossauros possuem ossos do crânio extremamente fortes, especialmente os da mandíbula, capazes de aplicar forças muito intensas de torção e flexão. Nos espécimes jovens, porém, os ossos do crânio são mais delicados, os dentes, mais finos, e a mandíbula, muito mais fraca. Isso sugere que o T. bataar jovem tinha mais chances de capturar sua presa usando a surpresa e a velocidade, em vez da força devastadora usada por seus pais. Em outras palavras, o T. bataar alterava sua dieta conforme crescia, diferente de outros dinossauros predatórios.
"Esta é uma das imagens mais claras que temos desses dinossauros", afirmou Lawrence M. Witmer, professor de paleontologia da Universidade de Ohio e principal autor do estudo. "Ela nos dá a melhor visão das mudanças de estilos de vida desses animais enquanto eles cresciam".

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5134255-EI8147,00-Parente+peso+pluma+do+tiranossauro+e+encontrado+na+Mongolia.html

2 comentários:

digolopes disse...

Muito boa a reportagem, a ciência apesar das várias críticas que ela sofre, ela ainda é uma luz que precisa de ser propagada, e será apenas quando os nossos governantes investirem em Educação. Apenas o conhecimento libertará as pessoas do funda da caverna escura e trará luz para suas vidas. Todos nós e cada um de nós temos o direito de indagarmos de onde viemos e para onde vamos. Não precisamos de nenhuma religião ditando isso. A crença parte de cada um, como os incas um dia adoravam o deus sol, outros povos adoravam um árvore, ou um pedaço de grama qualquer. Esse fóssil por si só desbanca toda história do criacionismo.
Muito bom esse blog, ficarei mais atento a futuras publicações.

Ateuligente disse...

Muito obrigado, um grande abraço

Postar um comentário