Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pesquisa estuda com GPS peixe ameaçado pela indústria do caviar

Caviar de esturjão chega a custar R$ 13 mil por kg


.
Cientistas estão prendendo equipamentos de GPS na Romênia em esturjões no rio Danúbio. A iniciativa visa monitorar pelo sistema de posicionamento os movimentos do animal que sofre ameaça de extinção por causa da alta demanda por caviar.
O projeto, que une cientistas da Romênia e da Noruega, tenta monitorar os hábitos e as rotas usadas pelo esturjão-beluga para se alimentar e reproduzir.
Países já adotaram medidas para tentar evitar o fim da espécie. A Bulgária, por exemplo, anunciou em março deste ano a proibição da pesca do esturjão no Danúbio durante um ano e planeja, em 2012, estender por mais cinco anos a medida. Em 2006, a Romênia também proibiu a pesca da espécie, mas por um período bem mais longo - 10 anos.
Segundo a organização WWF, o Danúbio é uma rota importante para o esturjão-beluga. A organização afirma que o alto valor do caviar da espécie - 1 kg pode custa 6 mil euros (R$ 13,8 mil) - leva à pesca excessiva e ameaça o esturjão.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5133151-EI8145,00-Pesquisa+estuda+com+GPS+peixe+ameacado+pela+industria+do+caviar.html

0 comentários:

Postar um comentário