Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 31 de março de 2011

"O Livro Negro da Psicanálise" questiona inverdades sustentadas por Freud


.
Quando foi publicado na França, "Le Livre Noir de la Psychanalyse", organizado por Catherine Meyer, causou polêmica ao questionar a validade das teorias de Sigmund Freud (1856-1939) e a eficiência da psicanálise.

Lançado pela editora Civilização Brasileira, "O Livro Negro da Psicanálise: Viver e Pensar Melhor Sem Freud" chega ao Brasil em edição traduzida e organizada pela psicanalista Simone Perelson.

O título reúne artigos, entrevistas e depoimentos de autores das áreas de história, filosofia, psiquiatria, psicologia, jornalismo e física. Os textos apontam uma série de inverdades postuladas por Freud.

Apesar de o pensamento ainda ser hegemônico na França, e de alguns conceitos --inconsciente e complexo de Édipo, por exemplo-- terem se tornado parte do vocabulário popular, a teoria freudo-lacaniana apresenta franco declínio no restante do mundo.

Para defender o Mestre de Viena, alguns intelectuais, como a historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco, contestaram o conteúdo do volume. A edição proporcionou debates passionais e ampla repercussão na imprensa francesa. No Brasil --que também conta com defensores da ideia considerada obsoleta--, a publicação deve repetir a disputa

.
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/896016-o-livro-negro-da-psicanalise-questiona-inverdades-sustentadas-por-freud.shtml

2 comentários:

SidneyReis disse...

Fala meu amigo Breno, tudo bem. estava aqui procurando referências sobre um livro chamado "PQ Freud Errou" de um tal de Richard Webster mas acabei chegando aqui... bem, este me parece ser mais sério pois o primeiro fiquei meio receoso de comprar depois que vi a quantidade de baboseiras que o autor já escreveu...Bem, de qualquer jeito, fica um abraço e agradecimentos pela dica. ass. SidneyReis (Dia do orgulho ateu)

Magick88 disse...

O livro PQ Freud Errou também é sério e "analisa" Freud e sua teoria de maneira sustentável ao bom senso e crítica, mordaz, contra o que justifica ser um delírio subsersivo de Freud contra todo o legado judaico-cristão ao qual está inserido e do qual bebe sorrateiramente a sustentabilidade aparente, teórica de seu sitema de pensamento-pq na ckínica não funciona. Fabricou mais desequilibrados do que curou. A cabala já manipulava o inconsciente muito antes dos analistas, só que humildemente, o que é doença pra Freud e seus asseclas. José Luis.

Postar um comentário