Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

NASA flagra cometa caindo no Sol

O cometa C/2011 N3 estava viajando a cerca de 650 quilômetros por segundo, e conseguiu chegar a 100 mil quilômetros da superfície do Sol antes de evaporar.[Imagem: SOHO (ESA/NASA)]



.
Mergulho do cometa no Sol

Um cometa foi flagrado fazendo algo que nunca havia sido visto ao vivo antes: dando seu mergulho mortal rumo ao Sol.

Que cometas encontram seu destino final assim não é nenhuma surpresa - mas a chance de ver isto acontecendo em primeira mão surpreendeu até mesmo os observadores de cometa mais experientes.

"Os cometas geralmente são tênues demais para serem observados no brilho da luz do Sol", explica Dean Pesnell, da NASA.

Cometa brilhante

Mas a sonda SDO (Solar Dynamic Observatory), a mesma que descobriu o Efeito Borboleta atuando no Sol, conseguiu a proeza.

O golpe de sorte ocorreu graças ao mergulho de um cometa ultra brilhante, de um grupo conhecido como cometas Kreutz.

O cometa pode ser visto claramente movendo-se no lado direito do Sol, desaparecendo 20 minutos mais tarde, conforme se evapora com o calor escaldante.

Tamanho dos cometas

O filme é mais do que uma mera curiosidade.

Conforme detalhado em um artigo na revista Science, publicado hoje, acompanhar a morte de um cometa fornece um novo modo de calcular o tamanho e a massa de um cometa.

Fazendo as contas, os astrônomos descobriram que o finado cometa tinha algo entre 45 e 90 metros de comprimento, e uma massa similar à de um porta-aviões.

Nas imagens da sonda SDO, o cometa estava viajando a cerca de 650 quilômetros por segundo, e conseguiu chegar a 100 mil quilômetros da superfície do Sol antes de evaporar.

Antes de sua "cremação", nos últimos 20 minutos de sua existência, quando foi visível pela SDO, o cometa tinha cerca de 45 milhões de quilogramas.

Ele então se dividiu em uma dúzia de pedaços grandes, com tamanhos entre 10 e 50 metros, incorporados em um "envoltório" - a nuvem difusa em torno do cometa - de aproximadamente 1.400 quilômetros de diâmetro, seguido por uma cauda brilhante de cerca de 16 mil quilômetros de comprimento.

Bibliografia:

Destruction of Sun-Grazing Comet C/2011 N3 (SOHO) Within the Low Solar Corona
C. J. Schrijver, J. C. Brown, K. Battams, P. Saint-Hilaire, W. Liu, H. Hudson, W. D. Pesnell
Science
20 January 2012
Vol.: 335 no. 6066 pp. 324-328
DOI: 10.1126/science.1211688
.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-flagra-cometa-caindo-sol&id=010175120120

0 comentários:

Postar um comentário