Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Meninas nepalesas "se casam" com deus em antigo ritual

Meninas se preparam para cerimônia de casamento em Katmandu, antes que chegem à puberdade


.
Bhintuna, 9 anos, sentava-se sorridente coberta de joias e usando um vestido de noiva em brocado vermelho e dourado enquanto segurava uma bandeja de oferendas, esperando sua vez de participar do ritual que a casaria com um deus.
A estudante é apenas uma de centenas de meninas nepalesas que devem participar do ritual que as casará com o deus Vishnu ao longo do próximo mês, uma época simbólica de casamentos, segundo a tradição nesta nação profundamente religiosa e de maioria hindu.
"É divertido. Estou feliz por usar novas roupas e por estar com tantos amigos", disse Bhintuna.
O ritual, que ocorre antes que uma menina atinja a puberdade, é um dos três casamentos aos quais as garotas da comunidade Newar, que domina o vale de Katmandu, são submetidas em suas vidas.
Em um cerimônia posterior ela se "casará" com o sol ao passar 12 noites em um quarto escuro quando tiver 11 ou 13 anos, um ritual que lhe dá proteção adicional. Seu último casamento será com o seu marido real e humano, geralmente por volta dos 25 anos.
As origens da tradição são obscuras, mas Rajendra Rajopadhyaya, o sacerdote que conduziu a cerimônia, disse datar de pelo menos vários séculos.
O Nepal tornou-se uma nação oficialmente secular e aboliu sua monarquia hindu em 2008, mas a maioria de seus 26,6 milhões permanece profundamente religiosa.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5586431-EI8143,00-Meninas+nepalesas+se+casam+com+deus+em+antigo+ritual.html

0 comentários:

Postar um comentário