Para Dawkins, evento quântico
criou o universo
.
O biólogo Richard Dawkins (foto), 71, afirmou que a moral do século 21 está sendo determinada pelos valores seculares. “Não precisamos das religiões para estabelecer a nossa moral”, disse ele durante o festival de literatura que se realizou m Jaipur (Índia).
Ao transcrever a entrevista na qual Dawkins fez essas afirmações, o jornal TheTimes of Índia disse que o cientista ateu "está entre os pensadores mais provocativo do nosso tempo”. “O geneticista da Universidade de Oxford tem travado uma guerra intelectual contra a religião, tendo como argumentação a ciência e a racionalidade.”
Em Jaipur, Dawkins reafirmou que a ciência e a crença em um Deus criador do universo são incompatíveis entre si. Disse que a ciência ainda não sabe o que aconteceu exatamente no momento do bing bang, há 13,72 bilhões de anos. Mas acrescentou que físicos e cosmólogos estão avançando no sentido de provar que o “universo surgiu literalmente do nada através de um evento quântico”.
O jornal lhe perguntou se um dia a ciência vai triunfar sobre o tempo, concedendo a imortalidade às pessoas.
Ele respondeu que não. “A ideia da eternidade é assustadora”, disse. “Mais apavorante ainda é imaginar estar nela, estar lá bilhões e bilhões e bilhões de anos. Seria muito chato! Eu prefiro passar a eternidade sob anestesia geral – e é isso exatamente que vai acontecer.”
http://www.paulopes.com.br/2012/01/dawkins-diz-que-os-valores-seculares.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário