Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Médico espanhol realiza 1º transplante de duas pernas no mundo

O cirurgião espanhol Pedro Cavadas concluiu nesta segunda-feira no Hospital La Fe de Valência o primeiro transplante bilateral de pernas realizado no mundo, segundo informaram fontes do centro médico. A intervenção realizada por Cavadas, com apoio da equipe de profissionais do hospital público La Fe, começou na noite de domingo e terminou na manhã desta segunda-feira.
Trata-se da primeira vez no mundo que se realiza um transplante destas características. Para realizar a intervenção, de "alta complexidade", não havia antecedentes nem experiências prévias, segundo as fontes, que não divulgaram dados sobre o paciente operado. Cavadas quer esperar pelo menos 48 horas para divulgar mais informações em respeito à confidencialidade da doadora e do paciente. A operação foi coordenada pela Organização Nacional de Transplantes (ONT), as equipes de profissionais da Fundação Pedro Cavadas e médicos da rede pública valenciana. .
O Diário Oficial da Comunidade Valenciana publicou em 4 de maio de 2010 a autorização concedida ao Hospital La Fe de Valência pela Secretaria de Saúde para o transplante de membros inferiores por um período de quatro anos. Em 18 de agosto de 2009, o cirurgião Pedro Cavadas já havia realizado o primeiro transplante do mundo de rosto que incluiu mandíbula e língua, em um homem de 43 anos que recebeu alta cerca de um mês depois da intervenção. O cirurgião é também o autor do primeiro transplante bilateral de antebraços e mãos em uma mulher colombiana, Alba Lucía, que foi operada em novembro de 2006 e que recebeu alta um ano e meio depois. Além disso, em novembro de 2008, o médico conseguiu reimplantar a perna direita em um jovem de 20 anos que havia sido amputada em um acidente de trabalho
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5235081-EI238,00-Medico+espanhol+realiza+transplante+de+duas+pernas+no+mundo.html

0 comentários:

Postar um comentário