Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sábado, 9 de julho de 2011

Cloud computing facilita desenvolvimento de antibióticos


.
A IBM anunciou nesta sexta-feira que pesquisadores da empresa, em parceria com a Universidade ETH de Zurique e a Cloud Broker (empresa que oferece plataformas na nuvem), estão fazendo udo do cloud computing para desenvolver antibióticos para bactérias. Segundo os pesquisadores, o trabalho está mais ágil por conta da migração.
De acordo com a IBM, usando seu SmartCloud Enterprise e dados avançados fornecidos pelo CloudBrokero, o grupo de pesquisa foi capaz de identificar 250 fatores de virulências em potencial (ou moléculas que são secretadas por bactérias, fungos, protozoários e vírus e se multiplicam dentro dos humanos) e criar quase 2,3 milhões de modelos tridimensionais com dados de pano de fundo para estudar a função desses patogênicos nocivos, causadores de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os patogênicos resistentes aos antimicrobianos estão crecendo muito e estão ameaçando tratamentos de doenças causadas por bactérias, como a malária e a tuberculose.
Usando o Smart Cloud Enterprise, o serviço da IBM na nuvem, a equipe teve acesso a quase 250 mil horas de computação de um total de mil PCs produzindo pesquisa paralelamente sobre a estrutura de proteínas específicas encontradas na bactéria estreptococo, que regularmente causa faringite.
O software de código-aberto Rosetta, que prevê e desenha estruturas de proteínas, também foi usado na nuvem. Segundo a IBM, as tecnologias fornecidos pela companhia e pela CloudBroker permitiram aos pesquisadores analisar os dados em apenas duas semanas. Sem as tecnologias, os pequisadores poderiam levar vários meses na pesquisa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os patogênicos resistentes aos antimicrobianos estão crecendo muito e estão ameaçando tratamentos de doenças causadas por bactérias, como a malária e a tuberculose.
"A computação em nuvem permite reservar essa capacidade de computação sempre que os pesquisadores precisam dela, e ainda está disponível rapidamente. As equipes de pesquisa não precisam configurá-la ou mantê-la, consequentemente podem se concentrar mais na pesquisa", disse o líder da equipe de pequisa sobre bactérias da universidade suíça.
Cloud computing? Entenda o que é essa tal de 'nuvem'
A Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, está se tornando cada vez mais falada e mais usada. Mas você sabe mesmo o que é este tipo de computação que promete alterar totalmente a forma como trabalhamos no computador e na internet? E nossos dados, estarão seguros nesta nuvem? Será que existe algum perigo de que percamos nossas informações e arquivos? Quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar dessa forma? Muitas são as perguntas, e a respostas vão surgindo com o tempo. Algumas já existem, então, vamos a elas. Clique aqui e descubra o que é essa tal de nuvem, e alguns exemplos de Cloud Computing
.
http://tecnologia.terra.com.br/computacao-em-nuvem/noticias/0,,OI5230181-EI18196,00-Cloud+computing+facilita+desenvolvimento+de+antibioticos.html

0 comentários:

Postar um comentário