Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cientistas descobrem peróxido de hidrogênio no espaço

A assinatura característica da radiação emitida pelo peróxido de hidrogênio foi encontrada em parte das nuvens de Rho Ophiuchi



.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira que, pela primeira vez, uma equipe internacional de astrônomos encontrou moléculas de peróxido de hidrogênio no espaço. A descoberta pode fornecer pistas sobre a ligação química entre duas moléculas indispensáveis à vida: água e oxigênio.
O peróxido de hidrogênio (que em solução aquosa é a conhecida água oxigenada) é um elemento chave na química da água e do ozônio na atmosfera do planeta. Os astrônomos utilizaram o telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX), situado no Chile e operado pelo ESO.
A equipe observou a região da Via Láctea localizada próxima da estrela Rho Ophiuchi, na constelação Ofiúco, a cerca de 400 anos-luz de distância. A região contém nuvens densas de gás e poeira cósmica, muito frias (cerca de -250 °C), onde novas estrelas se estão se formando. As nuvens são principalmente constituídas de hidrogênio, mas contêm traços de outros elementos químicos e são alvos principais na procura de moléculas no espaço. Telescópios como o APEX, que observam na região de comprimentos de onda do milímetro e submilímetro, são ideais para detectar sinais vindos destas moléculas.
"Sabíamos, por experiências laboratoriais, quais os comprimentos de onda que devíamos procurar, mas a quantidade de peróxido de hidrogênio na nuvem é apenas de uma molécula para dez bilhões de moléculas de hidrogênio, por isso para a detecção ser possível são necessárias observações muito cuidadosas", disse Per Bergman, astrônomo do Observatório Espacial Onsala, na Suécia. Bergman é o autor principal do estudo, publicado na revista especializada Astronomy & Astrophysics.
Crê-se que o peróxido de hidrogênio se forme no espaço na superfície de grãos de poeira cósmica - partículas muito pequenas semelhantes a areia e cinza - quando o hidrogênio (H) se adiciona a moléculas de oxigênio (O2). Uma reação adicional do peróxido de hidrogênio com mais hidrogênio é uma das maneiras de produzir água (H2O). Esta nova detecção de peróxido de hidrogênio ajudará por isso os astrônomos a compreender melhor a formação de água no Universo.
"Não sabemos ainda como é que algumas das mais importantes moléculas existentes na Terra se formam no espaço. Mas a nossa descoberta de peróxido de hidrogênio com o APEX parece indicar-nos que a poeira cósmica é o fator que falta no processo", diz Bérengère Parise, co-autor do artigo científico e diretor do grupo de investigação de formação estelar e astroquímica Emmy Noether do Instituto Max-Planck de Rádio Astronomia na Alemanha
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5225057-EI301,00-Cientistas+descobrem+peroxido+de+hidrogenio+no+espaco.html

0 comentários:

Postar um comentário