Pesquisa da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, diz que, se certa região do cérebro recebe estímulos magnéticos, uma pessoa pode ter mudada sua lateralidade dominante, a preferência por uma das mãos. As informações são do site Science Daily.
Sempre que uma pessoa realiza uma atividade, por mais simples que seja, como por exemplo apertar o botão de um elevador, o cérebro é que decide se a mão usada será a direita ou a esquerda. Porém, segundo o estudo, com o estímulo magnético no cérebro a mão esquerda terá mais chances de ser a preferida.
O estímulo magnético na experiência foi aplicado no córtex parietal posterior do cérebro em 33 voluntários destros. Foi descoberto que ao aplicar o estímulo no lado esquerdo do cérebro cresceu o uso da mão esquerda nos voluntários.
O lado esquerdo do cérebro controla a coordenação motora do lado direito do corpo e vice versa. Ao estimular o córtex parietal, os neurônios que controlam os movimentos sofrem alterações. Pelo menos 80% das pessoas no mundo são destras. Porém a maioria das pessoas é ambidestra em situações nas quais apenas uma mão é necessária.
O estudo ajudará nas pesquisas sobre como os humanos tomam decisões, revelando um processo competitivo, pelo menos no que trata de ações manuais. O uso do estímulo magnético poderá ajudar na reabilitação de pessoas vítimas de acidentes no cérebro.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4707297-EI8147,00-Estimulo+no+cerebro+pode+mudar+mao+favorita.html
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário