Um recente estudo da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos, indica quais seriam os motivos que levam jovens a se autoflagelarem. A pesquisa foi apresentada no Encontro da Associação de Psicologia Americana, segundo informações do site LiveScience.
Segundo o estudo, a intenção do jovem que se machuca (cortando os pulsos, por exemplo) não é o suicídio, e sim causar um mal a si próprio e sentir a dor sem correr risco de morrer. Foram analisados alunos do Ensino Médio entre 1997 e 2007. Esse comportamento é chamado de não-suicida.
Segundo Peggy Andover, psicóloga da universidade, os jovens têm esse comportamento devido a depressão, ansiedade e isolamento.Cientistas responsáveis pelo estudo disseram ao LiveScience que não têm certeza se o aumento de jovens que se machucam propositalmente é causado por uma mudança de comportamento ou por mais casos serem divulgados graças à mídia.
Cortar-se, queimar-se e tentar quebrar os ossos do corpo são as líderes entre as ações de autoflagelamento.
Há, também, a comparação com drogas. O ato de se machucar seria uma fuga de emoções, principalmente negativas. Seria a busca pelo alívio. Então, do mesmo jeito que muitos jovens buscam a fuga por meio do álcool ou de drogas ilícitas, outros preferem se machucar.
A idade de início do comportamento varia entre 11 e 15 anos. A partir dos 20 anos, diminuem os casos. A média de casos costuma ser igual em ambos os sexos.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4675459-EI8147,00-Estudo+busca+entender+o+motivo+para+jovens+machucarem+a+si.html
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário