Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Via Láctea tem bilhões de planetas potencialmente 'habitáveis'

Vista da Via Láctea capturada a partir do Observatório Europeu do Sul, no Chile


.
Bilhões de planetas potencialmente "habitáveis" existem na Via Láctea, onde está a Terra.

O anúncio foi feito nesta semana por um grupo de cientistas do Observatório de Ciências do Universo de Grenoble, na França.

Em apenas um conjunto de 102 estrelas do tipo "anãs vermelhas" foram descobertas nove 'super Terras'. Essa é a maneira como são chamados os planetas rochosos com massa um pouco maior que a da Terra.

Já "anãs vermelhas" é o apelido das estrelas que são relativamente frágeis e frias se comparadas com o Sol. Elas são muito comuns nas galáxias e representam 80% de todas as estrelas na Via Láctea.

"Nossas novas observações significam que mais ou menos 40% de todas as anãs vermelhas têm uma 'super Terra' em sua zona habitável, onde a água líquida pode existir na superfície do planeta", explicou Xavier Bonfils, coordenador da equipe de pesquisadores.

Existindo água, é possível que existam formas de vida.

"Mas as anãs vermelhas são conhecidas por estarem sujeitas a erupções estelares que podem submergir o planeta em uma onda de raios X ou de radiações ultravioletas, tornando a vida menos provável na região", disse Stéphane Udry, do Observatório de Genebra.

Portanto resta muito caminho a percorrer para detectar uma hipotética forma de vida extraterrestre.
.
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1071447-via-lactea-tem-bilhoes-de-planetas-potencialmente-habitaveis.shtml

0 comentários:

Postar um comentário