Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Filhotes de babuínos gesticulam como bebês humanos, diz estudo --- Ambos usam mais a mão direita para gesticular do que para fazer tarefas. Semelhança entre espécies indica sistema comum de comunicação.

Babuíno tem cerca de um mês e recebe cuidados
ao lado da família (Foto: Maurilio Cheli/SMCS )
.
Ao observarem bebês humanos e de macacos babuínos, pesquisadores da Universidade de Estrasburgo, na França, perceberam que ambos gesticulam de maneiras parecidas -- o que pode indicar que as espécies possuem um sistema comum de comunicação gestual.
A equipe de pesquisadores, liderada por Helene Meunier, observou que os dois “bebês”-- humanos e macacos -- usam mais a mão direita para gesticular do que para fazer tarefas simples.
.
Com isso, o grupo se apoia na hipótese de que o desenvolvimento da linguagem, que ocorre na parte esquerda do cérebro humano, funcione da mesma forma nos babuínos. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (22) em artigo científico na revista "PLoS One".
Os estudiosos descobriram que a preferência de mão das crianças e dos babuínos depende, no entanto, da localização do objeto, já que não houve preferência significativa pela mão direita ao apontá-la com gestos, mesmo quando o estímulo estava mais próximo da mão esquerda.
Os autores concluem que seus resultados apontam para um sistema comum de comunicação gestual localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, local onde, com a evolução da espécie dos seres humanos, foi "invadido" pela vocalização para se tornar linguagem.

.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/filhotes-de-babuinos-tem-gestos-como-de-bebes-humanos-diz-estudo.html

0 comentários:

Postar um comentário