Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Médicos implantam mandíbula de titânio e mulher volta a falar

A médica Ingeborg van Kroonenburgh mostra uma mandíbula artificial, como a que foi utilizada na paciente. Segundo os médicos, foi utilizada uma impressora 3D e titânio em pó para criar a prótese


.
Médicos das universidades belgas Hasselt e de Leuven e de centros holandeses apresentaram nesta quinta-feira o resultado de uma cirurgia que implantou uma mandíbula artificial em uma mulher de 83 anos. Segundo os médicos, a mulher sofreu uma séria infecção, mas a operação permitiu a restituição de diversas funções à paciente, como a respiração (sem uso de equipamento), fala e mastigação.
Segundo os cientistas, a prótese foi criada através da técnica de impressão em 3D, só que com titânio em pó. "A introdução de implantes 'impressos' pode ser comparada à primeira ida à Lua: um cauteloso, porém firme passo", diz o professor Jules Poukens durante o anúncio.
A remoção da mandíbula, segundo os médicos, foi necessária para que as vias respiratórias da paciente continuassem abertas, já que ela sofreu grandes danos por causa da infecção. Até hoje, a única possibilidade de reconstrução era através de complicadas microcirurgias que seriam feitas durante uma longa operação, o que foi descartado devido à idade da mulher.
Os médicos, em conjunto com engenheiros, então viram a possibilidade de criar uma mandíbula criada especialmente para a idosa. A impressão em 3D em si demorou apenas algumas horas. O titânio foi recoberto com outro material que imita o osso humano e a prótese foi finalizada com 107 g, pouco mais que a mandíbula natural - o que não será um problema, segundo os pesquisadores. A operação foi um sucesso e, um dia após a cirurgia, a paciente voltou a falar.

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5591514-EI8147,00-Medicos+implantam+mandibula+de+titanio+e+mulher+volta+a+falar.html

0 comentários:

Postar um comentário