Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Holanda abre em março primeira clínica particular de eutanásia

A Associação para a Morte Voluntária, da Holanda, abrirá em 1º de março a primeira clínica particular que praticará a eutanásia fora de casa, a qual atenderá os casos que forem recusados por médicos, indicou nesta segunda-feira essa organização. A associação calcula que receberá em torno de mil solicitações por ano, segundo indicaram seus porta-vozes em entrevista coletiva. Os pedidos de eutanásia tratados serão os que forem negados pelos médicos que alegarem motivos éticos ou morais.
Apesar de no início a iniciativa ser financiada com recursos dos membros da fundação, espera-se que no futuro o serviço seja coberto pelo sistema de saúde comum. Os criadores da clínica esclareceram nesta segunda que as seis equipes com as quais trabalharão "se ajustarão à lei da eutanásia", vigente na Holanda desde 2002. A legislação requer que os doentes que solicitem a eutanásia sofram uma doença incurável, tenham um dor insuportável e que os solicitantes estejam em pleno uso da razão ao pedirem a aplicação do procedimento. Além disso, as solicitações devem ser analisadas por uma comissão de especialistas independentes.
A lei holandesa condena com até 12 anos de prisão os casos de eutanásia nos quais estes requisitos não sejam cumpridos. A Federação de Médicos holandeses criticou a abertura de uma clínica com estas características, já que considerou que não contará com informações como o histórico médico do paciente, entre outras questões.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5598049-EI8142,00-Holanda+abre+em+marco+primeira+clinica+particular+de+eutanasia.html

0 comentários:

Postar um comentário