Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Experimento faz macaco ter sensação de tato com braço virtual

Um time de cientistas liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke (EUA), alcançou um feito inédito: macacos mexeram um braço virtual e experimentaram sensações táteis com ele, usando apenas a força da mente.

Para criar esse "tato artificial", os pesquisadores inseriram pequenos eletrodos no cérebro de duas macacas.



.
Um dos eletrodos ficava no chamado córtex motor -- como o próprio nome diz, é a área do cérebro responsável pelos movimentos voluntários. O outro foi inserido no córtex somatossensorial, que processa os estímulos recebidos por células sensíveis do corpo, inclusive as da pele.

Os animais foram treinados para usar uma espécie de jogo de computador, explorando o ambiente com um braço virtual visto na tela.

Os eletrodos posicionados no córtex motor registraram as intenções dos macacos de mover o braço e repassaram essas informações para o mundo virtual.

Enquanto as mãos virtuais tateavam os objetos na tela, sinais elétricos eram enviados ao córtex somatossensorial, dando a resposta "tátil" a essa ação.

Se a tecnologia também funcionar em seres humanos, ela promete ser uma revolução na criação de próteses. Uma das maiores dificuldades das próteses de mão, por exemplo, é a falta de um "feedback" sensorial para o usuário, que muitas vezes acaba deixando objetos caírem no chão
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/986028-experimento-faz-macaco-ter-sensacao-de-tato-com-braco-virtual.shtml

0 comentários:

Postar um comentário