Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cientistas encontram fóssil de serpente de 15 milhões de anos na Alemanha

Cientistas encontraram perto da cidade alemã de Augsburgo, no sul do país, o fóssil de uma cobra píton de 15 milhões de anos, anunciou nesta segunda-feira a Universidade de Tübingen. As vértebras da serpente petrificada, de 3,5 m de comprimento, foram encontradas em uma jazida de fósseis na localidade de Griesbeckerzell.
Segundo os cientistas, a descoberta representa uma prova de que em um curto período de tempo as serpentes píton também viveram na região centro-europeia. "Acreditamos que as temperaturas tinham uma média em torno de 19 graus. Do contrário, estas serpentes não teriam se sentido bem aqui", disse a paleontóloga Madelaine Böhme, da Universidade de Tübingen, em referência à temperatura média anual em Augsburgo, que atualmente gira em torno de 8 graus centígrados.
É a primeira vez que cientistas encontram uma píton em uma região situada tão ao norte, já que estes répteis, que procuram o calor, vivem principalmente na Ásia e na África tropical. De acordo com Madelaine, este exemplar de serpente viveu no Mioceno, era geológica em que as temperaturas na Alemanha eram próprias de regiões subtropicais.
A forte queda das temperaturas há 14 milhões de anos pode ter provocado o fim destas serpentes gigantes na Europa, que tinham até 10 m de comprimento. Madeleine, que dirige o departamento de paleoclimatologia terrestre da Universidade de Tübingen, diz que não foram encontrados fósseis de serpentes píton posteriores a esta era geológica na Europa.
Das escavações realizadas perto de Augsburgo participaram cientistas do Centro Senckenberg de Evolução Humana e Paleoecologia e da Universidade Masaryk, da República Tcheca. As vértebras da serpente encontrada foram desenterradas há alguns anos e integram a Coleção Estatal de Munique.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5417912-EI8147,00-Cientistas+encontram+fossil+de+serpente+de+milhoes+de+anos+na+Alemanha.html

0 comentários:

Postar um comentário