Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cerveja "Evolution" de Utah



A Força do Secularismo
Me encontro, no momento em que vos escrevo, no estado de Utah, nos EUA.

O Estado de Utah é conhecido por suas belas paisagens, sua herança indígena e por ser um dos estados mais fundamentalistas dos EUA, lar dos Mórmons (aqueles que vendem bíblias de porta em porta, juntos das testemunhas de jeová).


E foi num dos locais mais fundamentalistas do mundo ocidental que encontrei a maior prova da força do secularismo. Almoçando em um pequeno rancho no meio das montanhas, minha avó pediu uma cerveja.
Eu esperava algo comum como uma Budweiser ou algo assim, mas o garçom nos entregou uma cerveja chamada "WaSatch Evolution Ale".


O rótulo da cerveja possuía uma imagem alusiva à evolução das espécies e, no fundo desta, uma foto de Charles Darwin. Ao lado, uma pequena insígnia, dizendo "Criada em 27 dias, não 7 - Aprovada por Darwin".

Ainda mais curioso, fui ler a parte de trás do rótulo da garrafa. E, em tradução livre, esta dizia:
" Evolution Amber Ale*: Esta cerveja foi parte de nosso protesto contra a tentativa do poder legislativo de Utah de tornar obrigatório o ensino de Design Inteligente nas escolas públicas. Nós achamos que Igreja e Estado devem ser mantidos separados, ATÉ EM UTAH...."
Ver esta cerveja (e não se engane, eu guardei a garrafa) me fez ver que podemos, sim, mostrar nossa cara de forma criativa a inovadora. E, "for the record", a Evolution Amber Ale ficou em segundo lugar na competição mundial de cerveja (eu provei, é de fato muito boa).
Boa sorte aos poucos e bons secularistas de Utah, EUA.

* Amber Ale é um tipo de cerveja, assim como Lager e Pilsen (a mais comum no Brasil)
.

http://emuitocomplexo.blogspot.com/2011/04/forca-do-secularismo.html

0 comentários:

Postar um comentário