O papa Bento XVI disse nesta quarta que a renovação da Igreja perante os abusos do clero não se alcança só com a "mudança das estruturas", mas "com um sincero espírito de penitência e um longo caminho de conversão", durante a audiência geral que celebra toda quarta-feira.
Em mensagens aos fiéis, o papa ressaltou que este não é um tema para "não ser esquecido".
As palavras são ditas a uma semana da sua viagem ao Reino Unido entre os dias 16 e 19 de setembro, onde foram registrados casos de pedofilia entre o clero católico.
Em 4 de abril, os presidentes das Conferências Episcopais inglesa e escocesa utilizaram seus sermões da Semana Santa para pedir desculpas pelos "pecados" cometidos no seio da Igreja Católica, em alusão aos casos de abusos de menores.
O papa se referiu a sua próxima viagem ao Reino Unido, sobre a qual afirmou que "não vê a hora de ir", e enviou "saudações de coração ao povo" da Grã-Bretanha, onde se estimam 6 milhões de católicos.
"Estou muito agradecido a vossa majestade a Rainha e ao arcebispo de Canterbury (Rowan Williams) pelo convite", afirmou Bento XVI.
Ressaltou a alegria em beatificar John Henry Newman em 19 de setembro em Birmingham.
"Este grande inglês viveu uma vida de sacerdócio exemplar e através de seus múltiplos escritos deu uma contribuição fundamental à Igreja e à sociedade, tanto em sua terra natal quanto em outras partes do mundo", justificou.
Durante a audiência, citou os textos da santa alemã Hildegarda de Bingen, religiosa beneditina e mística alemã, que nasceu em 1098 e viveu na Renânia (Alemanha) no século XII, e afirmou que a teologia pode receber uma contribuição especial das mulheres porque "são capazes de falar com Deus com peculiar inteligência e sensibilidade".
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4666462-EI8142,00-Papa+diz+que+abusos+do+clero+se+solucionam+com+a+conversao.html
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário