Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

'Homo sapiens' chegou à Europa antes do que cientistas pensavam

Da esqueda para a direita, réplicas de crânio de neandertal de 38 mil anos, do osso de mandíbula estudado pela equipe britânica e de crânio de 'Homo sapiens' de 35 mil anos (Foto: Natural History Museum )


Dois estudos independentes divulgados nesta quarta-feira (2) indicam que o homem moderno (Homo sapiens) teria chegado à Europa alguns milênios antes do que os cientistas imaginavam. Os dois trabalhos são reanálises de fósseis encontrados na Itália e no Reino Unido.
Os ossos italianos – na verdade, dois dentes -- foram descobertos em uma caverna em 1964. As primeiras análises indicavam que eles eram de neandertais, que são considerados uma espécie separada do Homo sapiens. Agora, no entanto, uma equipe de antropólogos da Universidade de Viena afirma que eles são mesmo ossos de homens modernos.
.
Análises feitas por um laboratório apontam que os fósseis têm entre 43 mil e 45 mil anos. Os cientistas até agora só tinham encontrado provas diretas da presença de H. sapiens no continente com idades entre 39 mil e 41 mil anos.

O outro estudo foi feito a partir de um fóssil de mandíbula de um exemplar de Homo sapiens, encontrado em Torquay, no Reino Unido, em 1927. Os primeiros estudos do material diziam que ele tinha cerca de 35 mil anos. Mas uma técnica mais avançada mostra que eles têm, na verdade, de 41 mil a 44 mil anos.
Os dois exemplares seriam, portanto, as evidências mais antigas da presença de homens modernos no continente europeu. Com isso, o período de coexistência entre o Homo sapiens e os neandertais também passa a ser bem maior do que se pensava.
Os resultados dos dois grupos foram apresentados na revista Nature.
.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/homo-sapiens-chegou-europa-antes-do-que-cientistas-pensavam.html

0 comentários:

Postar um comentário